Filtrar


Questões por página:
Para exercer adequadamente o seu trabalho, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias devem conhecer e aplicar os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Correlacione a situação descrita na COLUNA I com o princípio mais adequado da COLUNA II.

1 - Os filhos de J.M.A,53 anos, acamado e necessitando de atendimento médico domiciliar, estão preocupados se conseguem este atendimento pelo SUS.

2 - M.F.R,18 anos, profissional do sexo, necessitando de realizar exames para rastreio de DST e contracepção de emergência por relação sem proteção, mas com medo de ser criticada no centro de saúde.

3 - J.F.N,25 anos, organiza um abaixo-assinado para atuação do serviço de zoonose na erradicação de ratos no principal parque do bairro em que seus filhos brincam.


( ) Igualdade de assistência, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.

( ) Participação da comunidade.

( ) Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Em relação às atividades do Agente Comunitário de Saúde (ACS), assinale a alternativa INCORRETA.
Animal cosmopolita de ciclo de vida autoxênico, pertence à Ordem Phthiraptera e é apterigoto, dioico e hematófago. Medindo cerca de 0,3 cm de comprimento e sem asas, sua infestação é considerada um fenômeno comum em todo o Mundo, sendo a transmissão realizada por contato direto. O principal sintoma é a coceira, que pode ser intensa e provocar pequenos ferimentos na cabeça e atrás das orelhas. Na profilaxia da infestação, procura-se evitar o compartilhamento de roupas, toalhas e outros objetos de uso pessoal, assim como evitar o contato direto com pessoas infectadas por este ectoparasita. A espécie de inseto e o termo técnico atribuído à sua infestação referidas no texto são respectivamente:

Uma X é considerada como sendo o pior dos cenários epidemiológicos, onde há aumento da frequência dos casos de determinada doença, em níveis maiores que o habitual, em várias regiões do planeta, tratando-se de um (a) Y a nível mundial. Já a (o) Z não está relacionada (o) com a taxa de manifestações de uma doença, ou seja, não considera o aumento do número casos para além do corriqueiro. Trata-se daquela doença que se manifesta somente em determinada região, de causa local e sazonal, relacionando-se com aspectos higiênicos, biológicos e sociais.

A sequência correta para substituir, no texto acima, as letras "X", "Y" e "Z", é:

Sobre a Salmonelose assinale a alternativa INCORRETA: