Filtrar


Questões por página:
A organização dos serviços de saúde em Santa Catarina apresenta características relacionadas à distribuição populacional e às condições geográficas do estado. Sobre este tema e considerando os aspectos históricos, sociais e econômicos catarinenses, analise as afirmativas a seguir:

I.A divisão do estado em macrorregiões de saúde busca garantir a integralidade da assistência, considerando as distâncias entre municípios e a distribuição dos equipamentos de saúde especializados.

II.As características socioeconômicas homogêneas de Santa Catarina resultam em indicadores de saúde igualmente uniformes em todas as regiões do estado, dispensando políticas específicas para áreas de maior vulnerabilidade.

III.Os consórcios intermunicipais de saúde, como o CISAMVE, surgiram como resposta à necessidade de organizar serviços regionalizados e garantir economia de escala na oferta de atendimentos especializados.


É correto o que se afirma em:
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma nacional de interoperabilidade em saúde, instituída pela Portaria GM/MS nº 1.434/2020. Além de ser um projeto estruturante do Conecte SUS, é um programa do Governo Federal voltado para a transformação digital da saúde no Brasil. A RNDS tem como objetivo
Leia o texto a seguir.

Vacina do Butantan para dengue desenvolvida em parceria com a Fiocruz Bahia protege 79,6% dos imunizados
O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, publicou, na New England Journal of Medicine, uma das mais prestigiosas revistas científicas do mundo, os primeiros resultados do ensaio clínico de fase 3 da sua vacina contra a dengue, desenvolvida com a participação da Fiocruz Bahia. O imunizante evitou a doença em 79,6% dos vacinados ao longo de um período de dois anos, protegendo tanto quem já tinha tido dengue como aqueles sem infecção prévia.
Disponível em: <https://www.bahia.fiocruz.br/vacina-do-butantan-para-denguedesenvolvida-em-parceria-com-a-fiocruz-bahia-protege-796-dos-imunizados/>. Acesso em: 05 jan.2025.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. A incorporação da vacina contra a dengue no SUS aconteceu em
Gestão participativa é uma estratégia transversal, presente nos processos cotidianos da gestão do SUS, que possibilita a formulação e a deliberação pelo conjunto de atores no processo de controle social. Para fins de delineamento do campo de conceituação da gestão participativa, suas práticas e mecanismos podem ser agrupados de acordo com as instituições, atores e segmentos sociais envolvidos como, por exemplo,
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) tem como objetivo promover a equidade e a melhoria das condições e dos modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva e reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. Os eixos operacionais são estratégias para concretizar ações de promoção da saúde, respeitando os valores, os princípios, os objetivos e as diretrizes da PNPS. Um desses eixos é