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Questões por página:
No início do ano letivo, a equipe gestora de uma escola pública identifica um aumento significativo no número de alunos com necessidades educacionais específicas.

Para integrar tais alunos de forma efetiva e promover equidade o planejamento pedagógico deve ser reformulado:
O planejamento escolar tem sido criticado quando reduzido a uma atividade meramente técnica, desvinculada das questões sociais e culturais que permeiam a realidade escolar. Sob a perspectiva crítica da educação, como o planejamento educativo deve ser estruturado para, de fato, cumprir sua função formativa e social? Assinale a alternativa CORRETA.
Uma análise dos indicadores de uma escola revela que os alunos do período noturno apresentam taxa crescente de evasão devido à dificuldade em conciliar o trabalho com os estudos. Além disso, os relatórios pedagógicos apontam defasagem no rendimento acadêmico de grande parte desses alunos. É uma ação estratégica da gestão escolar para atender a esse cenário:
Durante uma reunião, um grupo de professores relata ao supervisor escolar que está enfrentando desafios para lidar com alunos de diferentes contextos socioeconômicos e culturais, resultando em preconceitos explícitos e conflitos interpessoais em sala de aula. Assinale a prática CORRETA e de maior impacto para o supervisor escolar nesse cenário.
Em uma escola de grande porte, episódios de bullying entre alunos de séries iniciais têm se tornado frequentes, e a comunidade escolar sente dificuldade para lidar com o problema. A ação que deve ser implementada como parte de uma estratégia contínua de prevenção e enfrentamento ao bullying é: