Filtrar


Questões por página:
“A presença de Museus Virtuais na grande rede mundial possibilita ao usuário, para além do caráter de um mero observador, a oportunidade de acesso a registros textuais, linhas do tempo, links para outros sites, participação em listas de discussão, envio de mensagens eletrônicas, consulta a banco de dados, atualidades, eventos relacionados ao museu, bem como a de simplesmente navegar.” Adaptado de PORTELLA, A. “Aprendizagem da Arte e o Museu Virtual do Projeto Portinari”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez,2012.
A experiência dos Museus Virtuais exemplifica uma série de características que mostram a aplicabilidade dos ambientes virtuais ao ensino de arte.
As afirmativas a seguir identificam corretamente estas características, à exceção de uma. Assinale-a.
De maneira geral, o ensino de Arte no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980 foi caracterizado pela:
Nos diferentes níveis de desenvolvimento estético, o leitor do quinto estágio, chamado de “recreativo" por Abigail Housen, tem como característica:
No desenvolvimento do grafismo infantil, a gênese do círculo, do quadrado e do triângulo ocorrem em diferentes faixas etárias. O quadrado nasce de movimentos descontínuos e coincide com a aquisição:
O movimento Surrealista na Europa permaneceu ativo até o início da Segunda Guerra Mundial, tendo migrado para as Américas logo em seguida. Marcado por temas desenvolvidos a partir de elementos do inconsciente e por meio da livre associação, as obras surrealistas eram desenvolvidas com base em experimentos aleatórios, sendo um deles o(a):