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O faturamento de uma empresa aumentou de 4 mil dólares em 2010 para 8 mil dólares em 2011. Com um programa de publicidade, o faturamento de 8 mil dólares em 2011 aumentou para 10 mil dólares em 2012. Desse modo, pode-se afirmar que a proporção média de aumento anual é igual a:
A tabela a seguir apresenta os preços (em reais) e quantidades (em quilos) de três produtos a saber: laranja, maçã e abacaxi, em anos consecutivos: 2010, 2011 e 2012.
Considerando o ano 2010 como base, então o índice de quantidades de Laspeyres em 2011 e o índice de preço de Paasche em 2012 são, respectivamente, iguais a:
Três variáveis aleatórias independentes, x1, x2 e x3 , possuem médias iguais a 50, 5, e 30, respectivamente. Os desvios-padrão são, respectivamente, iguais a 12, 2 e 6. Sabendo-se que a variável Z é dada por:
Z= - x1+ 4x + x3
2
Assim, pode-se afirmar que a variância de Z é igual a: