Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Engenharia Naval

Assunto:


Questões por página:

As tensões principais σP1 e σP2 atuantes em um ponto da superfície de um elemento estrutural submetido a um estado plano de tensões são, respectivamente, iguais a 100 MPa e 50 MPa.

Se o limite de escoamento do material é 250 MPa, qual o valor do fator de segurança em relação à falha estrutural por escoamento, de acordo com o critério de resistência da máxima energia de distorção (Von Mises)?

Sobre o arranjo estrutural do casco de navios, analise as afirmações a seguir.
I - No sistema de cavernamento longitudinal, os reforçadores leves estão dispostos na direção longitudinal do navio.
II - No sistema de cavernamento misto, tem-se a presença de cavernamento longitudinal e transversal, sendo esse sistema encontrado, por exemplo, nos navios de carga geral.
III - No sistema de cavernamento transversal, os reforçadores leves estão dispostos, em espaçamentos curtos, em forma de anéis, ao longo de todo o comprimento do navio.

Está correto o que se afirma em
Na figura a seguir, são apresentadas as tensões normais e de cisalhamento nos planos horizontal e vertical que passam por um ponto de um elemento estrutural sujeito ao estado plano de tensões.



Para essa situação, os valores das tensões principais (σP1 e σP2) e da tensão de cisalhamento máxima (τMAX), no ponto, em MPa, são, respectivamente,
A viga em balanço, apresentada na figura a seguir, é submetida às cargas concentrada e uniformemente distribuída, respectivamente, iguais a 5 kN e 4 kN/m.




Para essa situação, os módulos das componentes do sistema de forças internas (força vertical e momento) transmitidos pela seção a-a' da viga localizada a 8 metros da origem dos eixos xy são, em kN e kN.m, respectivamente, iguais a

Um pilar de aço estrutural com módulo de elasticidade igual a E possui seção transversal circular e encontra-se com as suas extremidades engastadas. Ele deve suportar uma carga axial de compressão de P.
Se o comprimento do pilar é igual a L, qual deve ser o menor valor permissível para seu diâmetro, considerando-se um fator de segurança em relação à flambagem igual a 4?