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Segundo a NORMAM-20/DPC, que trata do gerenciamento de água de lastro de navios, os navios, ao realizarem a troca da água de lastro, deverão fazê-lo com uma eficiência volumétrica de, pelo menos,
Um navio graneleiro hipotético de 32.000 TPB possui porões de carga com capacidade total para 600.000 ft 3 . A bordo, existem 1.500 toneladas de combustível e lubrificantes, 800 toneladas de água doce potável e 300 toneladas referentes à tripulação, pertences e víveres. Para essa situação, a quantidade máxima de uma carga a granel, em toneladas, com fator de estiva igual 20 ft 3 /t, que pode ser transportada pelo navio, vale

Associe o tipo de navio, apresentado na coluna da esquerda, à sua respectiva característica, na coluna da direita.

coluna esquerda
I - Carga geral
II - Porta-contentores
III - Transporte de LNG
IV - Roll-on roll-off

coluna direita
P - Transporte da carga em tanques construídos com paredes de pequena espessura (membrana), que podem expandir e contrair livremente.
Q - Rampas na popa ou no costado, permitindo que a carga seja embarcada e desembarcada por meio de veículos.
R - Tanques bastante compartimentados por anteparas longitudinais e transversais, com o objetivo de diminuir o efeito de superfície
livre.
S - Movimentação da carga através de equipamentos instalados no convés (guindastes e paus de carga).
T - Transporte da carga na forma de unidades padronizadas (TEU – twenty foot equivalent units).

A associação correta é

Em relação aos navios liners e tramps, analise as afirmativas a seguir.

I - Os navios tramps ficam em desvantagem em relação aos navios liners nas negociações por contratos quando a oferta de navios supera a demanda por transporte de carga.
II - Os navios tramps cobrem rotas regulares, e cada viagem pressupõe um ou vários contratos de afretamento, onde um ou mais comerciantes ocupam toda a capacidade de carga ou parte dela.
III - Os navios liners são empregados em rotas não regulares, com portos e escalas indefinidos previamente, sem a necessidade de serem anunciados, nem sempre estando disponíveis a todos os embarcadores.

Está correto APENAS o que se afirma em

A Figura abaixo ilustra um navio em equilíbrio estável transversal sem nenhuma perturbação externa.

A altura metacêntrica do navio é dada pela distância

Dados
K - ponto de linha de base
B - centro de carena
G -centro de gravidade
M - metacentro transversal