Filtrar


Questões por página:

Em épocas e lugares diferentes, surtos de epidemias sempre aconteceram. Uns mais e outros menos graves. Hoje, no Brasil - e em outros países também há uma crescente preocupação e ação das autoridades e da população em geral com relação a uma epidemia, que se alastra de forma assustadora. (Num município vizinho de Modelo, esta epidemia já é muito séria.) Estamos nos referindo:

O atual município de Modelo foi desmembrado de São Carlos em 1961. Com o trabalho ordeiro e dedicação de seus moradores, Modelo prosperou, e novas comunidades foram sendo fundadas, que por sua vez também prosperaram. Três dessas comunidades são hoje municípios independentes, desmembrados de Modelo. São eles:

Em 12.05.1956, Modelo foi elevado à categoria de distrito, pertencente a São Carlos. Para o cargo de sub-prefeito foi nomeado o senhor:

João Muxfeld é reconhecido como o "primeiro colonizador de Modelo". Pode-se imaginar as dificuldades de toda a sorte com que os pioneiros se depararam. Em 1949 foi construída uma usina hidrelétrica, com 30 HP de potência, que movia um moinho, uma serraria e produzia energia elétrica para as casas dos primeiros moradores. Essa usina foi construída e pertencia a:

Lideranças do agronegócio, indústria e comércio, agricultura e da sociedade em geral do oeste catarinense, além das melhorias na BR 282 estão reivindicando, de forma cada vez mais veemente às autoridades estaduais e federais: