Filtrar


Questões por página:
A sífilis é uma doença infecciosa de transmissão sexual ou materno-infantil, sistêmica, de evolução crônica, com períodos de atividade e latência. No caso da transmissão vertical, é denominada sífilis congênita, que, da mesma forma que a sífilis adquirida, se apresenta em dois estágios: o precoce, quando as manifestações clínicas são diagnosticadas até o segundo ano de vida; e o tardio, após esse período.
São sinais e sintomas da sífilis congênita tardia:
Visualizar Questão Comentada
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, de grande importância para a saúde pública devido a sua grande magnitude e a seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa.
A seu respeito, é INCORRETO afirmar:
Alguns pacientes em tratamento de tuberculose podem apresentar efeitos adversos maiores ou menores, que, em sua maioria, requerem condutas que podem ser resolvidas sem maiores comprometimentos.
São exemplos de efeitos adversos menores e maiores, respectivamente:
O Diabetes Mellitus se configura hoje como uma epidemia mundial, sendo um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. Essa síndrome metabólica apresenta alta morbi-mortalidade, com perda importante da qualidade de vida e é uma das principais causas de insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doença cardiovascular.
Em relação a Diabetes Mellitus Tipo 2, observe as afirmativas abaixo.

I. Indivíduos com tolerância à glicose diminuída podem prevenir ou, ao menos, retardar o seu aparecimento com mudanças no estilo de vida: perda de peso, mudanças de padrão alimentar e atividade física regular.
II. Dentre suas principais complicações crônicas, encontram-se as macrovasculares: doença arterial coronariana, nefropatia e doença cerebrovascular e as microvasculares: neuropatia, retinopatia e doença vascular periférica.
III. Úlceras de pés e amputação de extremidades são suas complicações mais graves e podem ser prevenidas através das seguintes orientações de enfermagem quanto aos cuidados: exame diário dos pés; uso de sapatos confortáveis, sem meias e nunca andar descalço, mesmo em casa.
Marque a opção que apresenta apenas as afirmativas corretas.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo, dentre alguns motivos, por ser a mais frequente das doenças cardiovasculares e o principal fator de risco para o acidente vascular cerebral, o infarto agudo do miocárdio e a doença renal crônica terminal, sendo a segunda maior causa de mortalidade no Brasil.

Dentre as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde para o controle da HAS, encontra-se o diagnóstico precoce, realizado após diferentes verificações da pressão arterial e com base na classificação da pressão arterial em adultos maiores de 18 anos, segundo a qual se considera um indivíduo com