Filtrar


Questões por página:
Durante uma consulta de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Jonas,32 anos, relata dor ao urinar e secreção uretral esbranquiçada há três dias. Ele tem vida sexual ativa e não utiliza preservativo de forma regular. O enfermeiro realiza uma avaliação inicial e orienta Jonas sobre os possíveis riscos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ressaltando a importância de realizar testes para HIV e sífilis, independentemente da presença de sintomas, a fim de obter um diagnóstico completo e garantir um manejo adequado. Com base na situação apresentada, assinale a orientação que o enfermeiro deverá fornecer como parte do manejo e prevenção das ISTs.
Considerando a Resolução nº 736, publicada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em 17 de janeiro de 2024, qual das alternativas a seguir relacionadas expressa corretamente o que essa normativa estabelece?
Na avaliação clínica de um paciente com queixa de dor abdominal, o enfermeiro deve utilizar corretamente os conhecimentos de semiologia e semiotécnica para identificar sinais sugestivos de afecções gastrointestinais. Considerando a sequência recomendada do exame físico abdominal, qual é a ordem correta das técnicas utilizadas e qual o motivo clínico para essa sequência?
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, qual vacina tem a primeira dose obrigatória aos 3 meses de vida?
No âmbito da epidemiologia e da prevenção em saúde, o enfermeiro desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar da comunidade. Sobre a atuação do enfermeiro nessas áreas, analise as afirmativas a seguir.

I. É um agente crucial na coleta e análise de dados epidemiológicos, contribuindo para a identificação de surtos e planejamento de intervenções de saúde.
II. Não deve se envolver na coleta de dados epidemiológicos, uma vez que essa atividade é exclusiva dos médicos.
III. A sua atuação na prevenção primária inclui a participação em campanhas de conscientização sobre hábitos saudáveis.
IV. Atua na prevenção terciária estabelecendo detecção precoce de doenças, como o diabetes e a hipertensão.
V. Atua na prevenção secundária, o que inclui medidas como vacinação e educação em saúde, visando evitar o surgimento de doenças.
VI. A realização de exames de rastreamento, como o de glicemia e pressão arterial, é uma prática comum do enfermeiro na prevenção secundária.

Está correto o que se afirma apenas em