Questões de Concurso
Filtrar
8.610 Questões de concurso encontradas
Página 601 de 1.722
Questões por página:
Estado-limite é o estado para além do qual a estrutura deixa de satisfazer as funções para que foi projetada. Dado que o estado-limite último – ELU de uma fundação está associado ao colapso parcial ou total da obra, considere as sentenças a seguir.
I. Perda de estabilidade global é um estado-limite último.
II. Ruptura por esgotamento da capacidade de carga do terreno é um estado-limite último.
III. Ruptura por deslizamento (fundações superficiais) é um estado-limite último.
IV. Ruptura estrutural em decorrência de movimentos da fundação é um estado-limite último.
V. Arranchamento ou insuficiência de resistência por tração é um estado-limite último.
Assinale a alternativa CORRETA.
As instalações penitenciárias brasileiras revelam uma realidade bastante preocupante no que diz respeito à superlotação de suas celas. Um local com capacidade para 20 detentos acaba tendo uma população de 60. Em função disso, problemas como falta de higiene e de saneamento trazem como consequência, principalmente, a disseminação de doenças entre os presos. É importante lembrar que muitas vezes entre eles também pode haver alguém com algum tipo de deficiência física, por exemplo uma PMR (pessoa com mobilidade reduzida). Em função disso, a NBR 9050/2015 trata de alguns critérios de acessibilidade relacionados ao ambiente em questão. Dessa forma, no que diz respeito à acessibilidade, em delegacias e penitenciárias, segundo a NBR 9050/2015, analise as afirmações a seguir.
I. Pelo menos uma cela deve ser acessível e estar em rota acessível.
II. Deve haver ao menos dois sanitários e banhos acessíveis.
III. Ao menos 10% dos parlatórios, com no mínimo um, deve ser acessível tanto para detentos quanto para visitantes. É recomendação da norma também que ao menos outros 10% sejam adaptáveis.
IV. As áreas para atividades de lazer ou trabalho dos detentos devem ser acessíveis, sendo recomendado que ao menos outros 5% sejam adaptáveis.
É CORRETO apenas o que se afirma em