Filtrar


Questões por página:
Aceita a imprevisibilidade do desenvolvimento de software e a contorna através da adaptação constante. Destaca-se das demais metodologias ágeis por dar mais enfoque à área de gerenciamento. Seu nome tem origem em um esporte quando jogadores de cada time colaboram entre si numa tentativa de avançar juntos pelo campo adversário. Tais características estão presentes no processo
As metodologias ágeis representam um conjunto estruturado de práticas para o desenvolvimento de projetos de sistemas de software de forma iterativa e incremental. Em relação às metodologias ágeis, analise as afirmativas a seguir:

I. No Scrum, se um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis, e é percebido que o produto resultado será inaceitável, o processo ou o material sendo produzido deve ser registrado para ser ajustado na próxima iteração.

II. Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades (FDD) é uma metodologia ágil que se destaca pelo fato de entregar, mensalmente, blocos bem pequenos de funcionalidades valorizadas pelo cliente. No entanto, o monitoramento dentro do projeto não é detalhado.

III. O desenvolvimento orientado a testes é uma prática recomendada pela metodologia de desenvolvimento de software XP. Escrever os testes antes de construir o sistema torna mais fácil entender como o código deve ser programado.

Está correto o que se afirma em:
Considere que você e sua equipe são responsáveis por conduzir um processo de revisão e validação de todos os requisitos identificados para um projeto de um sistema de software.

Em relação aos princípios de validação de requisitos que contribuem para melhorar a qualidade dos resultados da validação, analise as recomendações a seguir:

I. Evite que o autor de um requisito também seja a pessoa que vai validar o requisito.

II. Separe a atividade de identificação de falhas nos requisitos da atividade de correção.

III. Valide requisitos somente a partir do ponto de vista do stakeholder principal.

Está correto o que se recomenda em:
Identificar o conhecimento e os requisitos dos stakeholders é uma atividade importante do ciclo de desenvolvimento de um projeto de software.

Considere que você tem a responsabilidade de desenvolver requisitos inovadores, porém, neste momento não está muito interessado em estabelecer requisitos precisos sobre o comportamento do sistema.

Dentre as técnicas de elicitação de requisitos a seguir, a mais indicada para esboçar uma visão inicial do sistema e identificar fatores inesperados de satisfação dos stakeholders é:
Considere a opção de utilizar a família de notações gráficas da UML para ajudar a descrever o projeto de um sistema de software.

Os diagramas mais adequados para descrever como grupos de objetos colaboram em algum comportamento, os tipos de objetos com os relacionamentos estáticos existentes entre eles e o comportamento do ciclo de vida de um objeto específico são, respectivamente: