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Vários entes governamentais brasileiros têm utilizado a métrica de Pontos de Função (PF) nas estimativas e dimensionamento de tamanho funcional de projetos de software devido aos diversos benefícios de utilização da métrica e às recomendações dos órgãos de controle do governo brasileiro. Sobre a métrica de Pontos de Função, é correto afirmar que é:

A equipe de métricas de software do TJPI realizou uma estimativa do tamanho da aplicação de processo eletrônico chamada SisProcessos. Utilizando a técnica de Análise por Pontos de Função (APF), a equipe chegou ao valor de 100 pontos de função não ajustados. A equipe também levantou o valor de influência de cada uma das 14 características gerais dos sistemas definidas pela técnica de APF, conforme listado a seguir:

COMUNICAÇÃO DE DADOS: 2
PROCESSAMENTO DISTRIBUÍDO: 0
PERFORMANCE: 5
UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO: 0
VOLUME DE TRANSAÇÕES: 5
ENTRADA DE DADOS "ON-LINE": 3
EFICIÊNCIA DO USUÁRIO FINAL: 3
ATUALIZAÇÃO "ON-LINE": 3
PROCESSAMENTO COMPLEXO: 1
REUTILIZAÇÃO DE CÓDIGO: 3
FACILIDADES DE IMPLANTAÇÃO: 0
FACILIDADE OPERACIONAL: 3
MÚLTIPLOS LOCAIS: 0
FACILIDADES DE MUDANÇAS: 3

A partir dessas informações, a equipe precisa finalizar a contagem através do cálculo dos pontos de função ajustados, cujo valor é expresso corretamente em:

Considere o seguinte Diagrama de Sequência UML:



A “msg A" presente no Diagrama acima representa uma mensagem:

O diagrama UML que representa o fluxo de tarefas que podem ser executadas pelo sistema ou por um ator é o de:
Um sistema está sendo desenvolvido pela equipe FaixaPretaSistemas, um grupo de desenvolvedores extremamente experientes, que está utilizando o seguinte processo:

• O sistema tem entregas contínuas correspondentes às histórias(metáforas) dos usuários.

• Os usuários trabalham em conjunto com a equipe de desenvolvimento.

• Os projetos de implementação do sistema são simples e correspondem somente ao que será implementado imediatamente.

• À medida que as classes estão sendo desenvolvidas, a equipe elabora testes unitários para cada operação.

• A cada entrega, as histórias dos usuários são usadas como base para testes de aceitação.

O modelo de processo utilizado pela equipe FaixaPretaSistemas é o: