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Disciplina:
Engenharia de Software
Durante a fase de elaboração de determinado projeto, foram analisados diversos modelos de software para avaliar qual se adapta melhor às particularidades e características fornecidas pelo cliente. Foram considerados os modelos cascata; evolutivo; incremental; e, por fim, o modelo espiral ficou estabelecido para desenvolver o produto. Sobre tal modelo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A determinação de objetivos e a identificação de soluções alternativas são tidas como uma das fases definidas nesse diagrama.
( ) A manipulação do risco é uma vantagem, pois realiza a análise e o tratamento de risco em todas as fases do projeto.
( ) Não contribui diretamente com a satisfação do cliente, porque não consegue acompanhar o desenvolvimento do produto na fase inicial do projeto.
( ) Por apresentar um número de fases bem definido, é mais simples mensurar a estimativa de tempo para a conclusão do projeto.
A sequência está correta em
( ) A determinação de objetivos e a identificação de soluções alternativas são tidas como uma das fases definidas nesse diagrama.
( ) A manipulação do risco é uma vantagem, pois realiza a análise e o tratamento de risco em todas as fases do projeto.
( ) Não contribui diretamente com a satisfação do cliente, porque não consegue acompanhar o desenvolvimento do produto na fase inicial do projeto.
( ) Por apresentar um número de fases bem definido, é mais simples mensurar a estimativa de tempo para a conclusão do projeto.
A sequência está correta em
Concurso:
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Disciplina:
Engenharia de Software
A atividade de Teste de Software é complexa, pois diversos fatores podem colaborar para ocorrência de erros, mas a maioria deles tem uma única origem: erro humano. Dessa forma, o Teste de Software tem o intuito de executar um programa ou modelo utilizando algumas entradas em particular e verificar se seu comportamento está de acordo com o esperado.
Adaptado de Márcio Eduardo Delamaro, José Carlos Maldonado e Mário Jino. Introdução ao Teste de Software.2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2016.
Em relação a Atividade de Teste de Software, avalie as seguintes afirmações:
I - O teste de regressão é realizado no processo de manutenção do software. O objetivo é avaliar se as modificações efetuadas estão corretas, ou seja, que os novos requisitos implementados funcionam como o esperado e que os requisitos anteriormente testados continuam válidos.
II - O particionamento de equivalência é um método de teste caixa branca que divide o domínio de entrada de um programa em classes de dados a partir dos quais os casos de teste podem ser derivados.
III - A análise de valor limite é uma técnica de teste caixa preta que leva à escolha de casos de teste que põem à prova os valores nas fronteiras do domínio de entrada.
IV - O teste de unidade faz muito uso das técnicas de teste caixa preta e as técnicas de projeto de casos de teste de caixa branca são mais encontradas durante o teste de integração.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Adaptado de Márcio Eduardo Delamaro, José Carlos Maldonado e Mário Jino. Introdução ao Teste de Software.2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2016.
Em relação a Atividade de Teste de Software, avalie as seguintes afirmações:
I - O teste de regressão é realizado no processo de manutenção do software. O objetivo é avaliar se as modificações efetuadas estão corretas, ou seja, que os novos requisitos implementados funcionam como o esperado e que os requisitos anteriormente testados continuam válidos.
II - O particionamento de equivalência é um método de teste caixa branca que divide o domínio de entrada de um programa em classes de dados a partir dos quais os casos de teste podem ser derivados.
III - A análise de valor limite é uma técnica de teste caixa preta que leva à escolha de casos de teste que põem à prova os valores nas fronteiras do domínio de entrada.
IV - O teste de unidade faz muito uso das técnicas de teste caixa preta e as técnicas de projeto de casos de teste de caixa branca são mais encontradas durante o teste de integração.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Concurso:
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Disciplina:
Engenharia de Software
A UML é uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas orientados a objetos. Através dos elementos gráficos definidos nesta linguagem pode-se construir diagramas que representam diversas perspectivas de um sistema. Os diagramas UML são divididos em dois tipos: Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais.
Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML.2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2007.
Qual diagrama da UML apresenta as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem?
Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML.2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2007.
Qual diagrama da UML apresenta as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem?
Concurso:
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Disciplina:
Engenharia de Software
Os primeiros processos de desenvolvimento de software eram estritamente sequenciais, começando com uma fase de especificação de requisitos até chegar às fases finais de implementação, testes e manutenção do sistema. No entanto, começou-se a perceber que software é diferente de outros produtos de Engenharia. Essa percepção foi ficando clara devido aos problemas frequentes enfrentados por projetos de software nas décadas de 70 a 90. Dessa forma, surgiram os métodos ágeis, que preconizam que um sistema deve ser construído de forma incremental e iterativa. Pequenos incrementos de funcionalidade são produzidos, em intervalos curtos e, logo em seguida, validados pelos usuários. Diversos métodos que concretizam os princípios ágeis foram propostos, tais como Scrum, Extreme Programming (XP) e Kanban.
Adaptado de Marco Túlio Valente. Engenharia de Software Moderna: princípios e práticas para desenvolvimento de Software com produtividade. Belo Horizonte:[s.n.],2020.
Em relação aos métodos ágeis, avalie as seguintes afirmações:
I – Uma das características de processos ágeis é a adoção de ciclos curtos e iterativos de desenvolvimento, por meio dos quais um sistema é implementado de forma gradativa.
II – Scrum é um método ágil para gerenciamento de projetos, que necessariamente precisam ser projetos de desenvolvimento de software.
III – Extreme Programming (XP) é um método ágil voltado exclusivamente para projetos de desenvolvimento de software. Dessa forma, XP inclui um conjunto de práticas de programação.
IV – Assim como no Scrum, o Kanban define uma lista fixa de papeis e de cerimônias que devem ser realizadas durante o processo de desenvolvimento de software.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Adaptado de Marco Túlio Valente. Engenharia de Software Moderna: princípios e práticas para desenvolvimento de Software com produtividade. Belo Horizonte:[s.n.],2020.
Em relação aos métodos ágeis, avalie as seguintes afirmações:
I – Uma das características de processos ágeis é a adoção de ciclos curtos e iterativos de desenvolvimento, por meio dos quais um sistema é implementado de forma gradativa.
II – Scrum é um método ágil para gerenciamento de projetos, que necessariamente precisam ser projetos de desenvolvimento de software.
III – Extreme Programming (XP) é um método ágil voltado exclusivamente para projetos de desenvolvimento de software. Dessa forma, XP inclui um conjunto de práticas de programação.
IV – Assim como no Scrum, o Kanban define uma lista fixa de papeis e de cerimônias que devem ser realizadas durante o processo de desenvolvimento de software.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Concurso:
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Disciplina:
Engenharia de Software
Tentativas de lidar com a complexidade e de minimizar os problemas envolvidos no desenvolvimento de software envolvem a definição de processos de desenvolvimento de software (PDS). Um PDS compreende todas as atividades necessárias para definir, desenvolver, testar e manter um produto de software.
Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML.2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2007.
Neste cenário, qual atividade típica de um PDS tem como principal objetivo que os usuários e desenvolvedores do software tenham a mesma visão do problema a ser resolvido?
Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML.2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2007.
Neste cenário, qual atividade típica de um PDS tem como principal objetivo que os usuários e desenvolvedores do software tenham a mesma visão do problema a ser resolvido?