Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Ao longo de uma das reuniões para definição do Escritório de Projetos (PMO), foi solicitado aos seus responsáveis que explicassem, ao Conselho Administrativo, como os projetos podem dar um retorno tangível aos negócios da Brasil Eventos segundo o Guia PMBOK®.
Com base nisso, analise os exemplos de elementos de valor de negócio a seguir.
I. Criação e registro de marcas das produções realizadas pela Brasil Eventos.
II. Construção de um espaço físico para divulgação de produções artísticas da Brasil Eventos.
III. Aumento na participação de mercado da Brasil Eventos.
Sobre elementos tangíveis, está correto o que se afirma em
Assinale a alternativa que identifica o instrumento de comunicação com os usuários e clientes dos serviços de TI da organização que consiste em uma descrição detalhada dos serviços em uma linguagem orientada ao cliente.
Dentre as diversas técnicas utilizadas como suporte ao balanceamento de linha, destaca-se a técnica de diagrama de precedência, ou seja, a representação gráfica da disposição dos componentes que integram o tempo total de trabalho do produto ou serviço. Considere que uma fábrica de celulares, cuja jornada de trabalho é de 8 horas/dia, produz uma média de 360 unidades/dia. Para produzir faz-se necessário que os insumos passem por 5 etapas de processamento. Na tabela a seguir, são apresentados os tempos de trabalho de cada etapa e suas precedências; observe.
Tempo e Procedência
Assinale, respectivamente, o valor correto do tempo de ciclo e do número mínimo de estações.
A análise de mercado, um dos componentes do plano de negócios relacionado ao marketing da organização, apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise do mercado permite, ainda, conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e o produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor. A empresa XYZ Ltda, que atua em um setor muito concorrido, fez uma análise SWOT de seus ambientes interno e externo, almejando melhorar a sua competitividade no mercado. Porém, não atingiu o objetivo esperado, sendo necessária a intervenção de uma consultoria para verificar a falha ocorrida na análise. A conclusão da consultoria apontou para falha na análise do ambiente externo. Pode-se afirmar que a falha se deu pela falta de análise correta:
A matriz importância / desempenho é uma ferramenta simplificada que pode estimular o gestor a traçar o panorama de uma empresa ou processo em relação aos seus concorrentes, podendo ser aplicada para direcionar as ações de melhoria de desempenho com foco nos clientes externos e nos internos.
Matriz Importância / Desempenho
Imagem associada para resolução da questão


Ela funciona posicionando cada fator competitivo conforme os seus escores nesses critérios, dividindo em zonas de prioridade de melhoramento; a primeira fronteira é a “fronteira inferior de aceitabilidade” mostrada pela linha AB, essa é a fronteira entre desempenho aceitável e inaceitável; a fronteira representada pela linha CD representa uma distinção entre a zona urgente de prioridades e a zona menos urgente de melhoramento; a linha EF pode ser vista como fronteira aproximada entre níveis “bons “e “excessivos”. Considerando que a matriz aborda as quatro zonas, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Zona adequada. 2. Zona de melhoramento. 3. Zona de ação urgente. 4. Zona de excesso.
( ) Fatores importantes para o cliente, mas o desempenho é inferior ao dos concorrentes; logo, eles devem ser candidatos a melhoramento imediato. ( ) Ao cair abaixo da fronteira inferior da zona de aceitabilidade, qualquer fator nessa zona irá ser candidato a melhoramento. ( ) Fatores nessa área são de alto desempenho, mas não são importantes para o cliente; deve-se perguntar se vale o investimento. ( ) Fatores competitivos nesta área caem acima da fronteira inferior de aceitabilidade; portanto, são considerados satisfatórios. A sequência está correta em