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Considere o seguinte relatório sobre a manutenção de um motor de indução trifásico feito por um técnico em manutenção elétrica:

• Após 700 horas de operação desde o início do seu uso na fábrica, o motor parou de funcionar devido a um curto-circuito entre duas fases do enrolamento do estator.
• Reparo realizado em 20 horas.
• Após 500 horas de operação, foi verificado um aumento expressivo na corrente do enrolamento, mas o motor continuou funcionando.
• Após mais 100 horas de operação, a elevada corrente causou um curto-circuito nas bobinas do estator e o motor parou de funcionar.
• Reparo realizado em 10 horas.
• Após 400 horas de operação, o motor apresentou muito ruído nos rolamentos do rotor, mas continuou funcionando.
• Após mais 100 horas, o motor parou de funcionar em virtude de um travamento do rotor.

Com base nesse relatório, o MTBF (Mean Time Between Failures) do motor em questão pode ser estimado em

Um técnico precisa projetar um No-Break para proteger o servidor interno da rede de computadores de sua empresa. Para isso, ele verificou o consumo médio do servidor (500 W) e adquiriu um inversor que aproveita 5/6 da potência que recebe.

Sabendo-se que a autonomia do No-Break deve ser de 2 horas e que o banco de baterias que o alimenta é formado por 4 módulos de 12 V, a capacidade, em ampère-hora, de cada bateria deve ser de
Em redes aéreas de média tensão, a distância mínima, em qualquer direção, entre condutores de circuitos diferentes instalados em estruturas diferentes deve ser igual à flecha máxima mais 1 cm/kV, considerando-se o circuito de maior tensão. Essa distância não pode ser inferior a 1,20 m.

No caso de uma rede aérea que apresenta uma flecha máxima de, aproximadamente, 0,60 m, a distância horizontal, em metros, entre os condutores dos circuitos de 13,8 kV e 4,16 kV, montados em estruturas diferentes deve ser de
Com relação a redes aéreas de média tensão, quando forem instalados diversos circuitos de tensões diferentes no mesmo suporte, os mesmos devem ser dispostos
O transformador de alimentação de um ramal urbano apresentou problemas de alta dissipação de potência no núcleo e foi retirado de uso para testes. Para medir essa perda por aquecimento em um ensaio, é necessário usar um