Filtrar


Questões por página:

A teoria cinética dos gases se baseia em quatro postulados; analise-os.

I. O gás é formado por moléculas que se encontram em movimento desordenado e permanente. Cada molécula pode ter velocidade diferente das demais.

II. Cada molécula do gás interage com as outras somente por meio de colisões (forças normais de contato). A única energia das moléculas é a energia cinética.

III. Todas as colisões entre as moléculas e as paredes do recipiente que contêm o gás são perfeitamente elásticas. A energia cinética total se conserva, mas a velocidade de cada molécula pode mudar.

IV. As moléculas são infinitamente pequenas. A maior parte do volume ocupado por um gás é o espaço vazio.

Estão corretas as afirmativas

Foi-se o tempo em que o forno micro-ondas servia apenas para aquecer alimentos e estourar pipoca. Hoje, todos sabem que podemos preparar vários tipos de comida de forma muito mais rápida e prática. E não se trata de pratos prontos congelados! Era de causar espanto ver micro-ondas com opções de “brigadeiro”, “arroz” ou “lasanha”. Mas atualmente isso é muito comum. Porém, cozinhar utilizando o micro-ondas requer um cuidado muito específico: que vasilhas podemos utilizar? Qual material é adequado? Assim, o vidro comum apresenta menor resistência ao choque térmico do que o vidro pirex por que:

Analise o circuito esquematizado a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


(Dados: Circuito I – R1 = 3Ω; circuito II – R2 = 8Ω; circuito III – R3 = 24Ω.)

A resistência do equivalente desse circuito é:

Analise as afirmativas a seguir.

I. Em uma expansão isotérmica reversível, o sistema recebe uma quantidade de calor da fonte de aquecimento.

II. Em uma expansão adiabática reversível, o sistema não troca calor com as fontes térmicas (M-N).

III. Em uma compressão isotérmica reversível, o sistema não cede calor para a fonte de resfriamento.

IV. Em uma compressão adiabática reversível, o sistema não troca calor com as fontes térmicas.

V. Numa máquina de Carnot, a quantidade de calor que é fornecida pela fonte de aquecimento e a quantidade cedida à fonte de resfriamento são proporcionais às suas temperaturas absolutas.

Estão corretas apenas as afirmativas.

Você sabia que o chuveiro elétrico é responsável por cerca de 30% do consumo de energia de uma residência? Como é um dos equipamentos domésticos de maior potência, acaba consumindo mais energia e, como consequência, impacta diretamente no valor da conta de energia. Para se ter uma ideia, a potência média de um chuveiro elétrico é de 4.400 W, enquanto a potência média de um ar-condicionado de 12.000 BTUs, por exemplo, é de 1.400 W. Ou seja, para quem quer economizar é inevitável revisar alguns hábitos de uso do chuveiro elétrico. E faz alguma diferença posicioná-lo na opção “verão” ou “inverno”? A resposta é sim. Na indicação “inverno”, o consumo de energia é 30% maior, em média. Isso acontece porque as posições “inverno” e “verão” regulam a passagem da corrente elétrica, necessária para aquecer a água. Se você mora em uma região quente, sabe que o calor acaba gerando um aumento da quantidade de banhos de uma casa. Para driblar esse consumo extra, deve-se deixar o chuveiro no modo “verão”. Dessa forma, é correto afirmar que