Filtrar


Questões por página:

O gráfico a seguir mostra um corpo de 1,5 kg que se move horizontalmente com velocidade constante de 10 m/s, num plano e que encontra uma rampa e sobe até atingir a altura máxima de 4,0 metros. No plano não há atrito, somente no início da rampa é que o atrito existe. A quantidade de energia mecânica transformada em energia térmica durante a subida do corpo na rampa é:

(Considere g = 10 m/s.)


Imagem associada para resolução da questão

Em uma aula de óptica geométrica, um professor posiciona um lápis a 50 cm de um espelho plano e a 40 cm de uma lente convergente de distância focal f = 30 cm, conforme representa o esquema abaixo.
Imagem associada para resolução da questão

Entre as primeiras imagens conjugadas pelo espelho plano e pela lente convergente, observa-se uma distância d, em centímetros, igual a:
Os comprimentos de onda dos raios ultravioletas que atingem a superfície terrestre variam entre 315 nm e 400 nm. Sabe-se que a velocidade de propagação dessas ondas eletromagnéticas equivale a 3,0 × 108 m/s.
O intervalo de frequência das ondas que atingem a superfície terrestre corresponde, em hertz, aproximadamente a:
Os dois circuitos abaixo foram apresentados a alunos em uma aula experimental de física. Em ambos, todas as pilhas e lâmpadas são idênticas.
Imagem associada para resolução da questão

Do circuito 1 para o circuito 2, haverá variação na luminosidade em função do novo tipo de associação das lâmpadas.
O tipo de associação das lâmpadas no circuito 2 e a variação observada em sua luminosidade, em relação ao circuito 1, são, respectivamente:
Considere os sistemas 1 e 2 ilustrados a seguir. O primeiro é composto pelos blocos A e B, de massas MA e MB; o segundo, pelos blocos P, Q, R e S, de massas MP, MQ, MR e MS . Forças idênticas e constantes de intensidade F atuam em ambos os sistemas, que deslizam sobre uma superfície plana e horizontal, sendo o atrito desprezível. Sabe-se que MA + MB = MP + MQ + MR + MS.

Imagem associada para resolução da questão


A relação entre as acelerações a1 e a2 de cada sistema está descrita em: