Filtrar


Questões por página:
Gestante com 40 semanas e 5 dias de gestação é internada na maternidade, com quadro de dor em baixo ventre. Pré-natal completo, testes rápidos na internação normais. Durante o acompanhamento, optou-se por indicar cesárea de urgência, pois foi percebida redução dos batimentos cardiofetais. Ao nascer, a criança apresentou boas condições de vitalidade, com choro forte e bom tônus. Além disso, encontrava-se banhada em líquido amniótico meconial.
Qual conduta estaria adequada para este caso?
Criança de 2 meses previamente hígida comparece à emergência com história de 2 dias de coriza e obstrução nasal, que evoluíram para desconforto respiratório há 1 dia, sendo a “primeira vez que cansa”. Ao exame: temperatura 37,9º C, ativa, hidratada, bem perfundida, dispneica. Aparelho cardiovascular sem alterações na ausculta. Pulsos presentes e simétricos. Aparelho respiratório com sibilos e estertores difusos. Observado tempo expiratório prolongado e tiragens subcostais.
Considerando a hipótese diagnóstica, qual seria o principal mecanismo fisiopatológico envolvido?
Criança de 4 anos que pesava 20 kg vem apresentando quadro com vários episódios de vômito há 3 dias, evoluindo com rebaixamento do nível de consciência nas últimas horas. Foi atendida na emergência com desidratação grave e choque. Foi iniciada expansão volêmica, porém a criança apresentou parada cardiorrespiratória. Iniciadas as manobras de reanimação, e avaliado o ritmo após o fim do primeiro ciclo.

Imagem associada para resolução da questão

Qual seria a próxima conduta CORRETA a ser realizada?
Criança de 1 ano e 3 meses, sem atrasos vacinais, comparece ao posto de saúde para realizar a vacinação correspondente à sua idade.
Qual vacina do Programa Nacional de Imunizações está entre as que ela deverá tomar nesse momento?
Criança de 4 anos previamente hígida é atendida no serviço de urgência, com queixa de “urina espumosa” edema em abdome, face e região escrotal, não sabendo a família precisar o momento exato do surgimento desses sintomas. Foi aferida pressão arterial, que se encontrava adequada para a criança. Exames laboratoriais iniciais revelaram proteína 4+/ hemácias 0 em fita reagente; Albumina 1,8g/dL; Complemento C3 dentro da normalidade.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, qual medicação estaria indicada no tratamento inicial?