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Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
Sobre concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas para Giusta (2013), é INCORRETO afirmar que
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
A obra de La Taille (2019) apresenta o pensamento de Piaget, Vigotski e Wallon. Leia com atenção as cinco afirmativas abaixo sobre essa obra:
I - Em pesquisas sobre o jogo de regras com crianças, Piaget concluiu que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas: anomia, heteronomia e autonomia.
II - Uma das ideias centrais de Vigotski é: os processos mentais superiores são mediados por sistemas simbólicos, sendo a linguagem o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
III - Segundo Piaget, o desenvolvimento do juízo moral nas crianças passa por uma primeira fase de heteronomia, que se traduz pelo realismo moral. A fase subsequente é a autonomia moral, que consiste na superação do realismo moral.
IV - As funções psicológicas superiores referem-se a processos voluntários, ações conscientemente controladas e mecanismos intencionais. Tais funções são o principal objeto de interesse de Vigotski.
V - A dimensão afetiva ocupa lugar central na psicogenética de Wallon, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS
I - Em pesquisas sobre o jogo de regras com crianças, Piaget concluiu que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas: anomia, heteronomia e autonomia.
II - Uma das ideias centrais de Vigotski é: os processos mentais superiores são mediados por sistemas simbólicos, sendo a linguagem o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
III - Segundo Piaget, o desenvolvimento do juízo moral nas crianças passa por uma primeira fase de heteronomia, que se traduz pelo realismo moral. A fase subsequente é a autonomia moral, que consiste na superação do realismo moral.
IV - As funções psicológicas superiores referem-se a processos voluntários, ações conscientemente controladas e mecanismos intencionais. Tais funções são o principal objeto de interesse de Vigotski.
V - A dimensão afetiva ocupa lugar central na psicogenética de Wallon, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
Com base nas Referências Técnicas para Atuação do Psicólogo na Educação Básica, é INCORRETO afirmar que
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
Considerando o manual do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), é INCORRETO afirmar que
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
O assédio moral é considerado uma das formas de violência no trabalho que se configura por “condutas abusivas, intencionais, frequentes e repetidas, que ocorrem no meio ambiente laboral, cuja causalidade se relaciona com as formas de organizar o trabalho e a cultura organizacional, que visa humilhar e desqualificar um indivíduo ou um grupo, degradando as suas condições de trabalho, atingindo a sua dignidade e colocando em risco a sua integridade pessoal e profissional” (HELOANI & BARRETO apud TOLFO et al.,2020, p.341).
Sobre o assédio moral no trabalho, considere as afirmativas abaixo:
I - Os aspectos definidores do assédio moral no trabalho são o caráter processual, a presença de atos sociais negativos e o desequilíbrio de poder.
II - São características complementares a definição do assédio moral no trabalho: a intencionalidade, a recusa às diferenças e a direcionalidade.
III - O assédio moral no trabalho traz consequências para o indivíduo assediado, para a organização e para a sociedade.
Está CORRETO o que se afirma em
Sobre o assédio moral no trabalho, considere as afirmativas abaixo:
I - Os aspectos definidores do assédio moral no trabalho são o caráter processual, a presença de atos sociais negativos e o desequilíbrio de poder.
II - São características complementares a definição do assédio moral no trabalho: a intencionalidade, a recusa às diferenças e a direcionalidade.
III - O assédio moral no trabalho traz consequências para o indivíduo assediado, para a organização e para a sociedade.
Está CORRETO o que se afirma em