Filtrar


Questões por página:
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado para assegurar a todos o direito à saúde. A partir do exposto, analise as afirmativas abaixo levando em consideração o livro de Narvai (2022).

I. No plano individual, a “saúde” não é uma das dimensões de um processo em que se alternam anormalidades e normalidades.
II. No plano coletivo, o processo saúde-doença não corresponde a mais do que a soma das condições orgânicas de cada indivíduo.
III. O termo “saúde-doença” é expressão de um processo social mais amplo, que resulta de fatores e relações representados por determinantes mais próximos ou mais distantes do fenômeno patológico, conforme o nível de análise adotado.

Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas abaixo levando em consideração Souza e Kozasa (2023), que trazem em sua obra, uma reflexão sobre a saúde mental na contemporaneidade, quando discutem o papel da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC).

I. A TCC tem como um dos objetivos, aumentar a qualidade de vida das pessoas com a redução de problemas de saúde mental.
II. Trata-se de um tratamento psicológico colaborativo que pode ser oferecido em diferentes contextos.
III. A TCC encontra-se alinhada com a prática da psicologia baseada em evidências, demonstrando sua efetividade para inúmeros problemas.

Estão corretas as afirmativas:
Para Lopes [et al] (2018): “Ao compreendermos a amplitude subjetiva de cada sujeito em sua constituição social, podemos perceber o contexto no qual está inserido, como produtor de construções representativas do universo interior de cada um. Ou seja, a criação e a conservação de sintomas falam sobre a saúde coletiva disponibilizando perspectivamente o sentido de comunidade”. (p.193). Assinale a alternativa correta levando em consideração a obra dos autores.
Lima [et al] (2018), afirmam que: “No início de sua história, a psicologia do desenvolvimento dedicou-se ao estudo da infância – período em que muitas mudanças são observáveis – e, após algum tempo, passou a dedicar-se também ao estudo de outros períodos do desenvolvimento humano” (p.30). Assinale a alternativa incorreta sobre a primeira infância, período que vai do nascimento aos três anos de idade, aproximadamente, tendo como base os autores.
Segundo Payá (2017), para uma avaliação e uma compreensão de potencialidades de famílias com problemas de abuso e dependência de substâncias, torna-se necessário um modelo de intervenção, de diagnóstico. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) levando em consideração a autora citada.

( ) O diagnóstico de dependência é recebido como algo impossível de ser desconstruído.
( ) No decorrer do curso de vida familiar, os outros membros não podem atuar como protagonistas, como sinalizadores do que não vai bem.
( ) O uso indevido de drogas pode ser concebido como um sintoma ou uma expressão de crise, demonstrando, por exemplo, que o problema de o comportamento de um adolescente representar uma função dentro do sistema familiar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.