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Analise as afirmativas a seguir:

I. Na psicoterapia individual, uma pessoa treinada estabelece um contrato profissional com um paciente e realiza intervenções verbais e não verbais com o objetivo de aliviar a ansiedade, mudar o comportamento mal adaptado e encorajar o crescimento e desenvolvimento da personalidade.

II. A violência psicológica, na perspectiva da Gestalt-terapia, é aquela realizada contra a pessoa idosa e que não inclui ações como o impedimento arbitrário de trabalhar ou de cuidar da aparência pessoal. Esse tipo de violência, para os estudiosos dessa escola, compreende apenas ações que geram danos físicos ou financeiros.

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I. René Spitz afirma que o senso de isolamento, o excesso de apoio social e as tendências agressivas são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio. Para esse estudioso, quanto maiores forem a afetividade e a aceitação percebidas por um indivíduo no seu grupo social, maiores serão as chances de que ele tenha dificuldade de desenvolver relacionamentos duradouros e, assim, crescem as chances da prática do suicídio.

II. As instruções específicas para uma entrevista lúdica consistem em oferecer à criança a oportunidade de brincar, como deseje, com todo o material lúdico disponível na sala, esclarecendo sobre o espaço onde poderá brincar, sobre o tempo disponível, sobre os papéis dela e do psicólogo, bem como sobre os objetivos dessa atividade, que possibilitará conhecê-la mais e, assim, poder posteriormente ajudá-la.

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I. A característica essencial de um transtorno bipolar de ciclagem rápida é a ocorrência de pelo menos quatro episódios de humor durante os 12 meses anteriores. Esses episódios podem ocorrer em qualquer combinação e ordem. Devem atender a critérios de duração e quantidade de sintomas para episódio depressivo maior, maníaco ou hipomaníaco, devendo também ser demarcados por um período de remissão completa ou por uma troca para um episódio da polaridade oposta.

II. O paradigma neopragmático, criado por Vygotsky, concebe a avaliação como uma oportunidade de ação-reflexão e de formar seres críticos e participativos.

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I. O estresse pode ser físico, emocional ou misto. O estresse físico é associado a eventos como cirurgias, traumatismos, hemorragias e lesões em geral. O estresse emocional resulta de acontecimentos que afetam o indivíduo psíquica ou emocionalmente, sem que haja relação primária com lesões orgânicas. O estresse misto se estabelece quando uma lesão física é acompanhada de comprometimento psíquico (emocional) ou vice-versa.

II. Desenvolver uma concepção de Psicologia voltada a um compromisso social não é uma das finalidades da psicologia escolar, pois, no ambiente educacional, o psicólogo deve voltar-se para os aspectos comportamentais dos educandos, promovendo a disciplina e estimulando a adoção de padrões baseados na ordem e na obediência.

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I. A violência física refere-se a qualquer comportamento do companheiro que visa a fazer o outro sentir-se inútil ou com medo, afirma Melanie Klein. Para essa psicanalista, esse tipo de violência é o resultado de uma interação familiar pouco construtiva, permeada por desejos e necessidades básicas não supridas e pode ser evitada a partir da investigação das relações maternas do indivíduo violento.

II. Na perspectiva da Gestalt-terapia, caracteriza-se uma intimidação sistemática (bullying) quando há apenas a violência psicológica dissociada da violência física contra uma criança no ambiente escolar.

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