Filtrar


Questões por página:
“A educação que bloqueia o livre fluxo energético por meio de repreensões e punições, quando transmitida por pais e posteriormente por profissionais da educação, transforma a criança, levando esta a uma percepção alterada da realidade e da vida. Se a criança precisa bloquear sua energia, o seu corpo físico e emocional se enrije, enrijecendo o seu modo de olhar e sentir a vida.” O texto apresentado faz referência a um conceito psicanalítico aplicado no contexto educacional. Assinale a alternativa que tal conceito é apresentado:
A criança deste estágio é “egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação.” O texto apresentado corresponde a características de qual fase do desenvolvimento da teoria de Piaget?
“A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou de conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, a assimilação e o equilíbrio são então alcançados.” Estamos fazendo referência à teoria de:

Quanto à terapia de grupo, analise as afirmativas:

I. O terapeuta atua como facilitador na participação e interação dos membros.

II. O processo de terapia de grupo independe do estabelecimento de regras firmadas entre os membros.

III. Na terapia de grupo, a interação que se estabelece entre os membros é mais importante do que a que ocorre com o terapeuta.

Reich, em sua teoria educacional, entende a boa ou má educação a partir do prisma quantitativo equilibrado entre: