Filtrar


Questões por página:
Iamamoto (2005), preocupada com o espaço profissional, aponta três elementos originais (o teórico-metodológico; o ético-político; e, o técnico-operativo), que são concepções fundamentais e complementares entre si; porém, se desvinculadas umas das outras, impõem limites à ação do assistente social. Por isso, ela aponta três “armadilhas” (que nada mais são do que a deterioração daqueles três elementos fundadores da profissão), que influenciaram o processo de formação profissional, às quais a categoria se viu prisioneira nos últimos anos – teoricismo; politicismo; e, tecnicismo. Considerando o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Teoricismo. 2. Politicismo. 3. Tecnicismo.
( ) Ocorre quando se dimensiona uma atuação restrita à ação profissional isoladamente sem uma perspectiva crítica.
( ) Ocorre quando não se tem uma aproximação à realidade e de um engajamento político.
( ) Relaciona-se ao engajamento restrito apenas participação e inserção nos movimentos organizados da sociedade.
A sequência está correta em
A trajetória do Serviço Social como profissão no Brasil é profundamente marcada pela dinâmica entre as classes sociais fundamentais e o Estado. Desse modo, a profissão se caracteriza a partir da combinação entre seu movimento político- -organizativo interno e os processos afetos à dinâmica da reprodução social em sentido amplo, ou seja, como totalidade concreta na qual as relações sociais criam e recriam as condições necessárias à continuidade do modo de produção capitalista; e em sentido estrito, no que se refere aos mecanismos de reprodução material e espiritual da força de trabalho. Para José Paulo Netto, o governo instaurado pela autocracia burguesa com o golpe de abril de 1964 forjou certas condições fulcrais para as mudanças operadas no mercado de trabalho, na formação e no exercício profissional, assim como nos processos de autorrepresentações do Serviço Social. A respeito dessas mudanças, assinale a afirmativa INCORRETA.
O assistente social, além de possuir conhecimento técnico para atuar em diferentes espaços, também é um profissional capacitado para atuar na gestão, principalmente das políticas sociais, como saúde, educação, assistência social, previdência, habitação, dentre outros. Para tal, o profissional precisa conhecer e se utilizar de instrumentos de gestão. Sobre os instrumentos de gestão, analise as afirmativas a seguir.
I. O programa trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
II. A assessoria e a consultoria estão intrinsecamente ligadas, mas se distinguem pois a assessoria tem a ver com assistir; e a consultoria com pedir opinião, consultar a respeitode algo.
III. Os planos de governo propõem uma intencionalidade maior, mais abrangente. Eles são compostos de vários programas, projetos e até mesmo serviços, garantidos por meio de leis e portarias que os regulamentam de acordo com cada política.
IV. A supervisão é uma das atribuições do profissional de Serviço Social. É nesse processo que o assistente social contribui para a formação de futuros profissionais, ampliando e aprimorando as suas competências e a sua compreensão das dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas do Serviço Social.
Está correto o que se afirma em
As instituições sociais e as políticas públicas conformam uma importante dimensão da dinâmica social na medida em que expressam historicamente como se articulam em cada época e diante de cada correlação de forças as relações entre Estado e sociedade civil, a disputa pela hegemonia e as medições entre os diversos graus e instâncias de exercício e localização do poder na sociedade. A respeito das políticas sociais, analise as afirmativas a seguir.
I. Originam-se de um conjunto de respostas historicamente elaboradas pelo Estado no enfrentamento da questão social que, do ponto de vista econômico, expressam um conjunto de ações dirigidas para a manutenção, dentro de limites que não comprometam a própria lógica da acumulação crescente do capital, patamares mínimos de consumo da classe trabalhadora.
II. Resultam, portanto, de respostas sociais às disputas políticas em determinado estágio de desenvolvimento da sociedade capitalista, quando a organização da classe trabalhadora produz não apenas a entrada em cena de um sujeito social, mas de um sujeito político, que cobra o seu reconhecimento pelo Estado enquanto instância de regulação dos conflitos sociais.
III. Encerram um decisivo papel: elas integram os esforços políticos, econômicos e ideológicos de reconhecimento da classe trabalhadora como sujeito que produz a riqueza social e que dela se apropria através do conjunto de ações direcionadas aos direitos e garantias sociais.
IV. Ao mesmo tempo em que são determinadas pela contradição que movimenta a sociedade capitalista, potencializam um conjunto outro de contradições que materializam territorialmente na cidade os contornos da relação entre o Estado e a sociedade civil, um campo de diferentes lugares e possibilidades de exercício do poder, em conjunturas históricas particulares.
Está correto o que se afirma em
Acerca das ações profissionais no trabalho com famílias, Mioto compreende que a ação profissional deve ser pautada no compromisso ético com a transformação social e pensada sob uma “perspectiva da integralidade das ações articuladas em diferentes níveis”, sendo eles: proposição, articulação e avaliação de políticas sociais; organização e articulação de serviços; e, atendimento a situações singulares. Essa articulação em diferentes níveis requer o encaminhamento de diferentes ações profissionais que se estruturam em três grandes processos. “As ações (de caráter coletivo) que privilegiem e incrementem a discussão da relação família e proteção social na esfera pública, visando o rompimento com a ideologia vigente da família como responsável da proteção social, buscando a garantia e ampliação dos direitos sociais” se refere aos processos