Filtrar


Questões por página:
Em relação à Assistência Social e às Proteções Afiançadas, a PNAS (2004) determina dois níveis de proteção: proteção social básica e proteção social especial. Os serviços de proteção social básica serão executados de forma direta nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e em outras unidades básicas e públicas de assistência social, bem como de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência dos CRAS. Além de ser responsável pelo desenvolvimento do Programa de Atenção Integral às Famílias – com referência territorializada, que valorize as heterogeneidades, as particularidades de cada grupo familiar, a diversidade de culturas e que promova o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários –, a equipe do CRAS deve:

A respeito da Política Nacional de Assistência Social – PNAS (2004), “a organização da Assistência Social tem as seguintes diretrizes, baseadas na Constituição Federal de 1988 e na LOAS”:

I. Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais.

II. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

III. Primazia da responsabilidade do Estado na condução da Política de Assistência Social em cada esfera de governo.

IV. Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

Estão corretas as afirmativas

Qualificação ao conceito de cidadania que permite entender a política econômico-social do Brasil pós anos de 1930, perdurando até a universalização de direitos com a Constituição Federal de 1988, cujas raízes encontram-se não em um código de valores políticos, mas em um sistema de estratificação ocupacional, definido por norma legal:
O racismo é uma manifestação das __________________do capitalismo, que foram forjadas pela____________________. Isso significa dizer que a desigualdade racial é um elemento constitutivo das relações ___________________ e das relações de ____________, de tal sorte que a modernização da economia e até seu desenvolvimento também podem representar momentos de adaptação dos parâmetros raciais a novas etapas da _________________ capitalista. Em suma: para se renovar, o capitalismo precisa, muitas vezes, renovar o racismo, como, por exemplo, substituir o racismo oficial e a segregação legalizada pela indiferença em face da igualdade racial, sob o manto da ________________.
(ALMEIDA,2008, Subsídios para o debate sobre a questão étnico-racial na formação em serviço social. ABEPSS 2017-2018).
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Sobre os impactos sociais esperados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvidos pela atenção básica de assistência social, considere:
I- Redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social. II- Identificação de situações de violação de direitos socioassistenciais. III- Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência. IV- Ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais.
São impactos sociais esperados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: