Filtrar


Questões por página:
A proteção social, um dos objetivos da Política Pública de Assistência Social, visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos aos usuários da assistência. A proteção social que objetiva prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários se refere a:
No trabalho com a família devem ser consideradas tanto as questões objetivas quanto as subjetivas. Considerar estas duas dimensões – objetiva e subjetiva, é importante para apoiar a família no processo de reintegração e prevenir novos afastamentos. Ressalte-se que lidar com questões objetivas é fundamental para prevenir situações que possam gerar uma tensão excessiva na família, em função do processo de exclusão social ou das dificuldades reais para conciliar o cuidado com a criança e o adolescente e a sobrevivência do núcleo familiar.
(Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes-tecnicas-servicos-de-alcolhimento.pdf.)
Diversas técnicas podem ser utilizadas no acompanhamento às famílias. A técnica que favorece a comunicação com a família e possibilita reflexão sobre as relações e responsabilidades familiares, na garantia dos direitos de seus membros e sobre os aspectos concernentes ao acolhimento, constitui importante estratégia para a potencialização dos recursos da família para o engajamento nas ações necessárias para retomada do convívio familiar com a criança ou adolescente. Trata-se de:

O artigo 25 da Lei nº 8.742/1993 (LOAS) dispõe que:


Compreendem a instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, a preservação do meio-ambiente e sua organização social.

(Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm.)


A informação citada se refere

Analise as assertivas sobre a atuação do assistente social na saúde.


I- Ainda que as demandas individuais sejam o ponto de partida na operacionalização do acesso a saúde e se constituam como serviços para o assistente social,

Cabe ao profissional,

II- desvendar as reais necessidades através de uma consciência coletiva, tendo como referência as classes sociais e não o indivíduo.


análise das assertivas é POSSÍVEL concluir que:

Iamamoto (2011) afirma que um dos nódulos problemáticos no serviço social têm sido a distância entre o tratamento teórico-sistemático das matrizes teórico-metodológicas e a cotidianidade da prática profissional. Para tanto salienta a necessidade de trabalhar em um campo.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o campo a que o autor se refere.