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O projeto ético-político do Serviço Social deve ser um norteador das ações dos Assistentes Sociais independente da área de atuação a que estejam vinculados. Acerca do projeto ético-político do Serviço Social, nos coloca Barroco (2014, p.212) que:

I. No cenário atual não temos a reatualização de projetos conservadores na profissão, já que o contexto econômico, político e social contemporâneo não oferece um ambiente propício para o florescimento do conservadorismo.

II. O surgimento do projeto ético-político do Serviço Social foi determinado fundamentalmente em função de certos(as) sujeitos e condições históricas.

III. Como o Serviço Social não experimenta a precarização das relações trabalhistas não temos a necessidade, atualmente, de defesa intransigente de nosso projeto ético-político.

IV. A busca de ruptura com o conservadorismo no Serviço Social foi o princípio e objetivo que norteou (norteia) o projeto ético político por trinta anos.

Apresentam equivalência ao destacado por Barroco (2014, p.212) as afirmativas:

As afirmativas abaixo evocam a discussão acerca do conceito de Família e sua relação com o Serviço Social. Analise-as tomando como referência a obra de Mioto (2010), no texto “Família, trabalho com famílias e Serviço Social”.

I. O trabalho com famílias esteve por um longo período relegado a um segundo plano pelo Serviço Social brasileiro.

II. Atualmente, dado o amadurecimento teórico e metodológico do Serviço Social brasileiro é impraticável a construção de um debate em torno do trabalho com famílias ancorado em premissas teórico-metodológicas da teoria social crítica.

III. No período de 1970 à 2000 a família alcançou o estatuto de objeto de estudo privilegiado no âmbito do Serviço Social brasileiro.

IV. Nos anos 1990 a questão da família vai ter grande visibilidade no Serviço Social brasileiro isso considerando-se a produção teórica da profissão no período.

Podemos concluir que:

De acordo com Fávero (2013, p.1) a instrução social é um integrante da instrução processual. Considerando a argumentação de Fávero (2013, p.1) analise as afirmativas abaixo, selecionado apenas a correta.

Avalie as afirmativas abaixo, adotando como referência o trabalho de Fávero (2013, p.2), intitulado “Instruções sociais de processos, sentenças e decisões”.

I. A construção do conhecimento na área do Serviço Social acerca de uma situação processual acontece geralmente por meio do estudo social.

II. No âmbito judiciário não é necessário ao Assistente Social ter clareza de qual é seu objeto de intervenção, já que quem determina isso é o juiz.

III. No meio Judiciário, o estudo social, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial, pode ser denominado perícia social.

IV. A perícia social pode ser registrada por meio de alguns documentos, entre eles, a informação técnica, o relatório, o laudo e o parecer.

Estão em conformidade com o pensamento de Fávero (2013, p.2) as afirmativas:

Faleiros (1997, p.13-17) analisou o desenvolvimento histórico do objeto de intervenção do Assistente Social no Brasil desde a década de 30 até finais dos anos 90 do século XX. Isso posto, julgue os itens abaixo avaliando quais deles apresentam correspondência ao pensamento do autor.

I. Os Assistentes Sociais formados na década de 30 tinham como objeto de sua intervenção qualificar a população trabalhadora para contrapor-se ao Estado.

II. Em meados da década de 30 pressupunha-se que os profissionais formados nas escolas recém-fundadas fossem atuar na mudança de comportamento das famílias e das pessoas.

III. Dentre os aspectos trabalhados pelos Assistentes Sociais, quando do surgimento do Serviço Social enquanto profissão no Brasil, destacam-se as orientações para que os atendidos melhorassem suas condições quanto à higiene, à moram e à sua inserção na ordem social.

IV. No contexto da ditadura militar observamos um rompimento do Serviço Social com os ideais do Estado brasileiro.

Estão de acordo com as argumentações de Faleiros (1997, p.13-17) os itens: