Filtrar


Questões por página:
Equimose é o extravasamento de sangue que infiltra as malhas dos tecidos. Com relação à equimose, analise as afirmativas a seguir:

I. As equimoses mais profundas tendem à cor violeta por causa do comprimento de onda menor dessa cor.

II. As equimoses ficam esverdeadas e amareladas com o passar do tempo porque o sangue extravasado é digerido pelos macrófagos e a hemoglobina, cindida e transformada em hemossiderina.

III. As equimoses tardias são as que ocorrem em tecidos pouco vascularizados, nos quais o sangramento é mais lento.

Assinale:
Algumas das condições que, constatadas pelo médico, o obrigam a romper o segredo profissional, estão relacionadas a seguir, à exceção de uma.
Assinale-a.
Quando se quer estimar o período pós-morte, um dos métodos propostos é fazer-se a dosagem de eletrólitos no plasma do sangue do cadáver. Dentre as diversas propostas, a que tem sido menos contestada é:
O francês Mègnin criou o conceito dos esquadrões de animais que afluem sucessivamente ao cadáver com o passar do tempo. Contudo, Oscar Freire repetiu seus estudos em Salvador e em São Paulo durante 16 anos e fez várias restrições ao exagero na valorização dessas hordas para a cronotanatognose.

A partir do texto acima, assinale a justificativa não proposta por Oscar Freire.
O artigo 26 do Código Penal Brasileiro diz: “É isento de pena o agente que, por doença mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento”.

A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A expressão doença mental, para fins penais, inclui psicoses, demências e crises de epilepsia.

II. Quando isenta de pena o agente, admite que não houve crime.

III. A expressão desenvolvimento mental incompleto abrange oligofrênicos, surdos-mudos e silvícolas.

Assinale: