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Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
Quando Paulo Freire (1967) se insurge contra as lições que falam de Evas e Uvas a homens que às vezes conhecem poucas Evas e nunca comeram uvas, não está se insurgindo contra o método que, das palavras geradoras Eva e Uva, tira a família va-ve-vi-vo-vu, porque ele também propõe que das palavras geradoras tijolo ou favela se tirem as famílias ta-te-ti-to-tu, fa-fe-fi-fofu; está se insurgindo contra a distância entre Eva e uvas e a experiência existencial do alfabetizando, que empilha tijolos e mora em favela; está se insurgindo contra a alfabetização considerada apenas aquisição de uma técnica mecânica de codificação/decodificação, e não como um ato de reflexão, de criação, conscientização, libertação. De acordo com os esclarecimentos que Paulo Freire apresenta, marque a alternativa que representa o método de alfabetização defendido pelo autor.
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Freire (2003) entende que ensinar não significa apenas transferir conhecimento e sim criar as possibilidades para a própria produção ou construção. Sobre ensinar, é correto afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
A partir da visão de Paulo Freire sobre multiletramento, observe o trecho a seguir:
"Ler não é caminhar sobre as palavras; ler é reconstruir as viagens feitas por elas." (Freire,1989).
A partir da perspectiva de Freire sobre leitura e multiletramento, é correto afirmar que:
"Ler não é caminhar sobre as palavras; ler é reconstruir as viagens feitas por elas." (Freire,1989).
A partir da perspectiva de Freire sobre leitura e multiletramento, é correto afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Considerando o conceito de numeramento e a perspectiva de Paulo Freire sobre a educação, analise a citação a seguir:
"A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." (Freire,1996).
Com base nessa afirmação, sobre o papel do numeramento na educação crítica, é correto afirmar que:
"A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." (Freire,1996).
Com base nessa afirmação, sobre o papel do numeramento na educação crítica, é correto afirmar que:
Quanto ao papel do professor na relação ensino e aprendizagem, Freire (1996) afirmou: “Quando entro em uma sala de aula, devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento”. Com base no que o autor explicita, assinale a alternativa correta.