Filtrar


Questões por página:
O AutoCAD é uma ferramenta de trabalho computacional que permite otimizar o processo de desenho projetual. Na repetição dos mesmos elementos gráficos dentro de um projeto, por exemplo, tais como mobiliário, portas e janelas, entre outros, a criação de blocos, elementos “que se comportam como uma entidade gráfica única”, exime o desenhista da necessidade se desenhar repetidamente os mesmos elementos. “A cada bloco criado, associa-se um determinado nome, sendo possível inseri-lo num desenho quantas vezes forem necessárias, em diferentes escalas e ângulos de rotação”. “Os blocos podem ser inseridos apenas nos arquivos em que foram criados”. No entanto, há um comando do AutoCAD que cria blocos como arquivos independentes (.dwg) e também permite transformar blocos já criados neste tipo de arquivo (UFSC, 03/2015, p.51). Tendo em vista seus conhecimentos sobre AutoCAD, assinale a alternativa que identifica corretamente o comando que permite transformar blocos em arquivos independentes (.dwg) e criar novos blocos já neste formato de arquivo, para utilizá-los em outros arquivos.
A NBR 13.532 (ABNT, 29/12/1995, p.1) “fixa as condições exigíveis para a elaboração de projetos de arquitetura para a construção de edificações” e “é aplicável a todas as classes (ou categorias) tipológicas funcionais e formais das edificações (ou de quaisquer ambientes construídos ou artificiais)”, bem como “aos serviços técnicos de obras, conforme as classes (ou categorias) de intervenções correntes para edificações novas e edificações existentes”. Entre suas definições, a norma estabelece as “informações de referência a utilizar”, as “informações técnicas a produzir” e os “documentos técnicos a apresentar” que deverão orientar cada uma das etapas de elaboração do projeto de arquitetura. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que identifica corretamente apenas informações técnicas que devem ser produzidas na fase do “Programa de Necessidades de Arquitetura”, conforme estabelece a NBR 13.532.
O “lançamento de vigas e pilares” consiste no “procedimento de locar, sobre a arquitetura, as vigas e os pilares resultantes da concepção estrutural adotada”. De acordo com Rebello (2000, p.193), embora não existam “regras definitivas e precisas para o lançamento da estrutura”, pode-se “propor alguns critérios que sirvam de ponto de partida para a materialização dos componentes estruturais”. De acordo com os critérios propostos por Rebello (2000) para a otimização do procedimento de locação de vigas e pilares, assinale a afirmativa correta.

“‘O concreto comum é um material composto de cimento, areia, pedra e água.’ Suas características são dadas pelo seu traço, que consiste na ‘proporção entre esses materiais’. No entanto, ‘outros elementos podem ser adicionados para se alterar determinadas características dessa mistura básica’.”

(Rebello, 2007, p.144.)

A respeito da composição e das características do concreto, assinale a alternativa correta.

“‘A alvenaria pode ser empregada na confecção de diversos elementos construtivos’, tais como paredes, abóbadas e sapatas, por exemplo, e pode ter função estrutural e/ou de vedação. ‘Quando a alvenaria é empregada na construção para resistir a cargas, ela é chamada de alvenaria resistente, pois além do seu peso próprio, ela suporta cargas’, como peso das lajes, telhados e pavimento superior, entre outras.”

(Milito, 2009, p.59.)

Tendo em vista a utilização de elementos de alvenaria na construção, assinale a afirmativa correta.