Filtrar


Questões por página:
A Associação Brasileira de Comunicação Pública estabeleceu doze premissas intituladas “Princípios da Comunicação Pública”, fundamentadas no entendimento de que a comunicação pública “assume a perspectiva cidadã ao tratar de temas de interesse coletivo”.

Considerando essas premissas, assinale a opção que não corresponde a um dos princípios da Comunicação Pública.
Observe as postagens da Prefeitura do Rio de Janeiro em seu perfil no Instagram.
1. Imagem associada para resolução da questão
A primeira informa: “A partir desta sexta-feira (11/07), idosos de 60 anos ou mais poderão receber a dose atualizada contra a variante JN.1 da covid-19. A vacina tá disponível em todas as clínicas da família e centros municipais de saúde, além das unidades do Super Centro Carioca de Vacinação. Outros grupos prioritários serão chamados de acordo com a chegada de novas doses. Consulte o endereço mais perto de você no site prefeitura.rio/ondeseratendido”.

2. Imagem associada para resolução da questão
A segunda é composta por um carrossel de imagens sobre o Projeto Refloresta Rio, acompanhado do seguinte texto: “Já ouviu falar de um programa que planta árvores há quase 40 anos no Rio? Pois é… o Refloresta Rio é raiz mesmo! Mais de 10 milhões de mudas já foram plantadas em encostas, nascentes e áreas próximas a comunidades. Tudo isso com a força das comunidades que participam dos mutirões. O futuro do Rio é verde. E a Prefeitura segue plantando ele, todo dia”.

No âmbito da Comunicação Pública, Jorge Duarte propõe que as informações sejam didaticamente agrupadas em: institucionais; de gestão; de utilidade pública; de interesse privado; mercadológicas; de prestação de contas e dados públicos.
Com base na proposta do autor, as informações das postagens 1 e 2 poderiam ser classificadas, respectivamente, como
Na perspectiva do especialista em gestão de crises, João José Forni, para enfrentar uma crise nas mídias sociais, “há consenso de que é preciso ter um staff treinado e um plano de gerenciamento de crise específico para as redes sociais”. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.

I. As crises em mídias sociais raramente ultrapassam limites locais, por isso estratégias de resposta devem estar focadas apenas nas especificidades dos stakeholders geograficamente próximos.
II. A velocidade e a interatividade das mídias sociais mudaram a forma de fazer comunicação de crise, tornando recomendável que as organizações construam redes de apoiadores e seguidores antes da ocorrência de eventuais crises.
III. As mídias sociais podem ser virais, mas as mensagens que nelas circulam são rapidamente esquecidas e fáceis de controlar, portanto, as ações na internet podem ser deixadas por último no processo de gestão da comunicação de crise.

Está correto o que se afirma em:
Leia o texto a seguir.

O próprio nome da abordagem conhecida como “teoria hipodérmica”, “teoria da seringa” ou ___________ já evidencia a ___________ dos mass media e da sociedade de um lado, e a ___________do indivíduo e do público, de outro. O termo hipodérmico, ou seringa, sugere que o público é comparável aos tecidos do corpo humano: ao ser atingido por uma substância neste caso, a informação, reage de forma direta e uniforme, de modo que o corpo social é impactado ______________. A teoria social que se apoia na teoria hipodérmica origina-se da crítica à ____________. É nesse contexto que muitos buscam a coerência e até a apologia do funcionamento ____________ dos meios de comunicação
Adaptado de HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes,2001.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto, conforme a ordem apresentada.
Para a cientista política Elisabeth Noelle-Neuman, as pessoas tendem a esconder opiniões contrárias à ideologia majoritária, o que dificulta a mudança de hábitos e ajuda a manter o status quo. Essa percepção poderia explicar, por exemplo, o fato de os candidatos que estão à frente nas pesquisas eleitorais receberem ainda mais votos graças à percepção popular de que eles devem ter a preferência da maioria e provavelmente serão eleitos.

Na Teoria da Comunicação, essa hipótese é conhecida como