Filtrar


Questões por página:
Em um laboratório de Bacteriologia, o processamento de espécimes clínicos inclui detecção de bactérias por coloração e cultura, por ensaios imunológicos para detecção de antígenos e pelo uso de técnicas moleculares para identificação de seqüências específicas dos ácidos nucléicos. A coleta e o transporte do espécime clínico devem seguir alguns critérios, visto que estão diretamente relacionados com o sucesso no isolamento e na identificação do patógeno. Sobre a coleta e o transporte de tais espécimes, analise as afirmativas abaixo.

I. Amostras de líquido cefalorraquidiano, utilizadas como espécime clínico de escolha para identificação de agentes causadores de infecções de sistema nervoso central, devem ser coletadas em tubos secos estéreis e encaminhadas diretamente ao laboratório. Em alguns casos, pode-se manter a amostra sob refrigeração por, no máximo 30 minutos, antes do processamento de isolamento laboratorial.

II. Para diagnóstico laboratorial das infecções intestinais, as fezes podem ser mantidas em temperatura ambiente por até 24 horas, desde que tenham sido coletadas em meios de transporte, tais como o meio de Cary-Blair.

III. Amostras de hemocultura devem ser coletadas diretamente em garrafas específicas para cultura de sangue e podem ser mantidas por até 2 horas, sob refrigeração, antes do processamento inicial de isolamento do agente etiológico.

Assinale:
Muitos testes microbiológicos requerem o isolamento de microrganismos viáveis. Isto significa que o espécime apropriado deve ser coletado, levado rapidamente ao laboratório em meio de transporte adequado e semeado em meios de cultura de forma a permitir o crescimento. Sobre os principais meios de isolamento bacteriano, assinale a alternativa correta.
O agrupamento de genes que codificam proteínas com funções relacionadas constitui-se em uma unidade transcricional denominada:
Um método de diagnóstico simples e rápido para identificação preliminar de bactérias é a microscopia. Sobre os métodos de microscopia para diagnósticos em bacteriologia, assinale a afirmativa que melhor correlaciona o método com o patógeno.
A preservação a curto e a longo prazo de microrganismos para estudos futuros é uma tradição na microbiologia. As coleções de cultura de microrganismos são recursos valiosos para estudos sobre a diversidade e a evolução microbianas, investigações epidemiológicas, além de propostas educacionais. Existem vários métodos de preservação de microrganismos e um estoque efetivo é aquele capaz de manter um organismo viável, livre de contaminação e sem alterações fenotípicas ou genotípicas. Sobre os métodos de preservação de bactérias em microbiologia, assinale a alternativa correta.