Filtrar


Questões por página:

O fungo que determina micose subcutânea, encontrado nos vegetais, solo, água, materiais orgânicos e em animais aparentemente sadios apresenta distribuição universal e atinge diversas espécies animais, inclusive o homem. Pode ser diagnosticado por exame microscópico direto de esfregaços de pus ou de secreção, que revelam células leveduriformes pequenas e esféricas, ovóides ou com forma de charuto ou naveta, possuindo uma ou duas gêmulas. Quando cultivado apresenta colônias branco-acinzentadas, achatadas e pequenas. A forma clínica mais comum é linfocutânea, com lesões ulceradas e aparecimento de nódulos que amolecem, se rompem e eliminam pus. Assinale a alternativa que corresponde ao fungo descrito:

A leishmaniose é uma doença infecciosa mas não contagiosa causada por um protozoário da família Trypanosomatidae. Encontra-se na forma ________ nos macrófagos e leucócitos do hospedeiro e na forma ________ no seu hospedeiro intermediário o___________. Assinale a alternativa que complete a frase anterior corretamente:
Assinale a alternativa que contém o gênero do microrganismo que pode estar presente na produção do leite e produtos avícolas, e que determina as seguintes doenças: toxinfecção de origem alimentar; febre tifóide; meningite; enterocolite; danos respiratórios, hepáticos, esplênicos e/ou neurológicos.
Os Papovavírus são vírions pequenos, sem invólucro, de forma icosaédrica e com 72 capsômeros. Essa família contém o gênero papilomavírus, altamente específicos para cada espécie e possuem grande especificidade para o tecido. Esses vírus determinam, no organismo do hospedeiro lesões benignas chamadas:
As infecções respiratórias são um grande desafio para o diagnóstico. Pode-se dizer que o diagnóstico clínico quase nunca conclui um caso, pois são necessários exames laboratoriais para confirmar a suspeita. Doenças como a pneumonia enzoótica dos bezerros, que apresentam muitos sintomas e agentes, dificilmente são propriamente diagnosticadas e os responsáveis pelos animais avançam logo para o tratamento (antibióticos, suporte, etc.). A “Rinotraqueite Infecciosa Bovina”, também conhecida como “red nose” em contrapartida, além dos sintomas respiratórios e inespecíficos, ainda apresenta formas diferenciadas, como mastite, encefalite, doença venérea vascular, exantema vesicular coital etc. Seu agente pode ficar latente nos gânglios ciático e do trigêmeo. Todas essas formas são causadas por um único agente. Assinale a alternativa que corresponde a esse agente, responsável pela Rinotraqueite infecciosa bovina e suas outras formas: