Filtrar


Questões por página:
Em relação ao tratamento térmico do leite, analise as assertivas abaixo:

I. A pasteurização do leite, segundo o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), é o emprego conveniente do calor, com a finalidade de destruir a flora microbiana patogênica do leite, bem como a maior parte da flora saprófita.
II. Durante o processo de pasteurização lenta, o leite é mantido sob agitação mecânica do começo ao fim do processo, que é realizado por 60 minutos, com o leite aquecido entre 72 e 75ºC.
III. O leite UHT (Ultra High Temperature) ou UAT (Ultra-Alta Temperatura) é comumente chamado de leite longa vida.
IV. Com a finalidade de evitar a oxidação das gorduras do leite, o ar é retirado do envase de leite submetido ao processo UHT ou UAT.

Quais estão corretas?
O leite contém várias enzimas de elevada especificidade, que atuam como catalisadores bioquímicos, provocando importantes modificações em baixas concentrações. Elas chegam ao leite através da glândula mamária e ainda através de microrganismos. As enzimas de maior interesse na prática rotineira das indústrias, utilizadas para controlar o grau de aquecimento do leite, são:
A doença de bovinos popularmente conhecida como “febre dos transportes” é assim denominada por ter sua ocorrência comumente ligada a viagens, manejos e intempéries do clima durante os deslocamentos; o estresse causado diante dessas condições reduz a eficácia do sistema imunológico dos animais transportados. Nesses casos, a ocorrência da doença é frequentemente observada pela apresentação de sinais clínicos localizados:
As vacinas são importantes insumos aplicados nos animais com o objetivo de conferir proteção contra diversas doenças que podem ter consequências variadas, como algum prejuízo no desenvolvimento, incapacidade temporária ou permanente e até mesmo morte. Considerando as vacinas disponíveis para os animais e seus benéficos efeitos protetores, assinale a alternativa que apresenta o nome de uma doença para a qual ainda NÃO há vacina disponível.
“Sarna” é o termo utilizado para descrever infecções de animais por ácaros, os menores artrópodes da ordem Acarina. Eles são parasitas obrigatórios, transmitidos de animais infectados para não infectados por meio de contato direto. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:

I. A sarna bovina pode ser causada pela infestação de ácaros dos gêneros Sarcoptes, Chorioptes, Psoroptes e Demodex, de maneira isolada e/ou concomitante.
II. Sarcoptes sp. são ácaros “escavadores” que adentram a epiderme criando túneis de até 1 cm de comprimento, nos quais se alimentam e se reproduzem.
III. Suas atividades de escavação e alimentação causam inflamação e prurido intenso, perda de pelos e escoriações.
IV. Chorioptes spp. e Psoroptes sp. são ectoparasitas não “escavadores” e de alimentação superficial.

Quais estão corretas?