Filtrar


Questões por página:
Na regulamentação da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal; inspeção industrial e sanitária de carnes e derivados de bovídeos, equídeos, suínos, ovinos, caprinos e coelhos, bem como das diferentes aves domésticas e de caça utilizadas na alimentação humana, no que se refere a inspeção ante mortem, é correto afirmar:
De acordo com o processamento tecnológico de subprodutos da indústria de carnes: gorduras comestíveis, não comestíveis e demais subprodutos entende-se por “gordura bovina” o produto obtido pela fusão de tecidos adiposos de bovino, tanto cavitários (visceral, mesentérico, mediastinal, perirenal e pélvico), como de cobertura (esternal, inguinal e subcutâneo), previamente lavados e triturados.
Esse produto deve-se enquadrar-se na seguinte especificação:
Vários fatores como a idade da égua, seu escore corporal, a evolução do parto, a integridade do trato reprodutivo no pós-parto e a presença de lóquios uterinos influenciam as taxas de prenhez no cio do potro.
As manifestações clínicas do cio do potro ocorrem:
A inclusão do Médico Veterinário foi aprovada no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde Familiar) atendendo as diretrizes que sustentam ao Sistema Único de Saúde (SUS) e aos avanços sanitários no nosso país. Segundo a regulamentação, a inserção do Médico Veterinário no NASF, esse profissional pode ser incluído nas modalidades de NASF1 e NASF2, considerando a investigação realizada pelo gestor municipal que avaliará a realidade epidemiológica do município e comunidade e da necessidade da equipe de saúde que irão apoiar.
A atuação do Médico Veterinário no NASF encontra base nos conhecimentos em:
Atualmente, com a criação de peixes intensificada, observa-se um aumento nas enfermidades acometendo esses animais. As enfermidades parasitárias constituem o alvo de preocupações no aspecto sanitário das criações de peixes, podendo ocasionar: a redução da eficiência de assimilação de importantes nutrientes da dieta, a queda na taxa de crescimento, o aumento da suscetibilidade às infecções por agentes oportunistas.
Dentre as zoonoses transmitidas por pescados destaca-se: