Filtrar


Questões por página:

Analise as Leis da Termodinâmica relacionadas por PW Atkins (2009), em seu livro Físico‐Química.

I. A entropia do universo tende a aumentar.

II. A energia interna de um sistema isolado é constante.

III. A velocidade de variação de momento é igual à força.

IV. As entropias de todas as substâncias perfeitamente cristalinas são as mesmas em T = 0.

É descrita como a Segunda Lei da Termodinâmica apenas a afirmativa

mostrar texto associado
A análise das transições de fase de substâncias puras está entre as aplicações mais simples da termodinâmica à química. A vaporização, a fusão e a conversão de grafita em diamante são exemplos de mudanças de fase sem alteração da composição química.
Imagem associada para resolução da questão
Sobre o diagrama de fases do hélio (4He), analise as afirmativas a seguir.
I. A linha λ assinala as condições para as quais a fase líquida e a fase sólida do hélio estão em equilíbrio. II. O He-II é um superfluido. III. As identificações ach e acc referem-se a fases sólidas distintas com estruturas diferentes do agrupamento dos átomos: uma delas é o agrupamento compacto hexagonal, ach; e a outra, o agrupamento compacto cúbico, acc.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
mostrar texto associado

O estado mais simples da matéria é um gás, uma forma da matéria que ocupa qualquer recipiente que a contenha. É conveniente imaginar um gás como um conjunto de moléculas em movimento permanente e aleatório, com velocidades médias que aumentam quando a temperatura se eleva. Um gás difere de um líquido pelo fato de ter suas moléculas muito separadas umas das outras. Sobre os gases, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O tamanho das moléculas é desprezível no sentido de que seus diâmetros são muito menores do que a distância média percorrida entre as colisões.

( ) Um gás real tem o comportamento tanto mais semelhante ao de um gás perfeito quanto mais alta for a pressão.

( ) A velocidade média quadrática das moléculas de um gás é proporcional à raiz quadrada da temperatura e à raiz quadrada da massa molar.

( ) As leis de Boyle e de Charles são exemplos de uma lei limite.

A sequência está correta em

Alguns fatores ocorrem naturalmente, outras não. Um gás, por exemplo, se expande até ocupar todo o volume disponível que lhe é oferecido. Um corpo quente se resfria até atingir a temperatura das suas vizinhanças, e uma reação química avança preferencialmente num sentido e não no sentido inverso. O reconhecimento da existência de duas classes de processos, os espontâneos e os não espontâneos, é resumido pela Segunda Lei da Termodinâmica. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

(Considere: ln 2 = 0,69.

ln 2,8 = 1,03.)

I. A variação de entropia de um gás perfeito quando ele se expande isotermicamente do volume Vi até o volume Vf é 8,62 JK–1

II. A variação de entropia do argônio, que está inicialmente a 25°C e 1,00 bar, num recipiente de 0,500 dm3 de volume e que se expande até o volume de 1,000 dm3, sendo simultaneamente aquecido até 100°C é 0,173 JK–1 .

III. Num ciclo termodinâmico, a variação global de uma função de estado (do estado inicial até o estado final e então de volta para o estado inicial) é igual a zero.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A termodinâmica é uma ciência experimental, pois, a partir da observação de alguns fenômenos físico-químicos, foram elaboradas leis básicas, conhecidas como a Lei “Zero”, a Primeira, a Segunda e a Terceira Leis da Termodinâmica. Os problemas que a termodinâmica se propõe a resolver normalmente envolvem a determinação do valor do calor e/ou trabalho necessários ou liberados num processo ou então as mudanças de estado de uma substância ou mistura provocadas pela transferência de calor ou pela realização de trabalho. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) No seu ponto de ebulição (100°C a 1 atm), a água líquida tem uma densidade de 0,958 g mL⁻¹ . Se o calor molar de vaporização da água é de 40,66 kJ/mol, o ∆UVap sob estas condições é 37,56 kJ/mol. ( ) O calor de fusão do ouro é 12,36 kJ/mol, e a sua entropia de fusão é 9,250 JK⁻¹ mol⁻¹ . O ponto de fusão do ouro é 1226°C. ( ) O termo de entropia –T∆S tem maior efeito na dependência de ∆G na temperatura; com isso, também, na espontaneidade do processo. A sequência está correta em