Filtrar


Questões por página:
Numere a coluna B pela coluna A, relacionando corretamente a classificação dos fármacos com suas funções.
COLUNA A
I. Antidepressivos. II. Ansiolíticos. III. Antipsicóticos. IV. Estabilizadores de Humor.
COLUNA B
( ) Alívio dos sintomas esquizofrênicos. ( ) Produzem vigília e euforia. ( ) Alívio dos sintomas depressivos. ( ) Causam sono e reduzem a ansiedade.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
“Fármaco utilizado na época como anestésico, objetivando controlar os surtos dos pacientes. Inicialmente houve um alívio de sintomas psicóticos (alucinações e delírios), principalmente decorrentes da esquizofrenia. Em razão de suas propriedades antipsicóticas tomou rapidamente o lugar de terapias comuns da década de 1950, substituindo os tratamentos de choque e de eletrochoque. A descoberta desse fármaco também levou à redução do uso do primeiro procedimento cirúrgico da época, a lobotomia, utilizada no tratamento de distúrbios psiquiátricos, mas causador de graves efeitos colaterais como infecções e letargia nos pacientes que eram submetidos ao procedimento”. A sentença se refere à/ao
Em relação aos primeiros fármacos utilizados no tratamento do transtorno mental, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) A Morfina foi o primeiro medicamento usando no tratamento de transtorno mental.
( ) A origem da morfina é a planta Papaversomniferum mais comumente conhecida por papoula do oriente, que pertence à família das papaveráceas.
( ) A morfina foi isolada pela primeira vez em 1803 pelo farmacêutico alemão Friedrich Serturner, que lhe deu o nome em homenagem ao deus grego do sono, Morfeu.
( ) A morfina foi utilizada na época como anestésico e funcionou para controlar os surtos dos pacientes, pois com o uso de tal fármaco, os pacientes ficavam dopados e controlados por um período de tempo.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre a atuação do Psicólogo na área Hospitalar, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) O psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde.
( ) No trabalho com a equipe multidisciplinar, preferencialmente interdisciplinar, participa de decisões em relação à conduta a ser adotada pela equipe, objetivando promover apoio e segurança ao paciente e família, aportando informações pertinentes à sua área de atuação.
( ) Atua na forma de grupo de reflexão, no qual o suporte e manejo estão voltados para possíveis dificuldades operacionais e/ou subjetivas dos membros da equipe.
( ) Atende somente pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo paciente, visando o bem estar físico e emocional do paciente; não contemplando os membros da equipe multiprofissional e nem os da área administrativa da instituição de saúde.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Muitos autores são unânimes em afirmar que, o psicólogo em sua prática hospitalar, desenvolve o seu trabalho juntamente com a equipe multiprofissional, com foco no paciente, considerando a comunicação como fator primordial nesse processo, a atenção e o cuidado a esse paciente hospitalizado, seu sofrimento, sua vida e sua história, e a família desse paciente que assim como ele, demanda ser assistida. À luz do que foi expresso, é CORRETO afirmar que o psicólogo trabalha na Psicologia Hospitalar a seguinte tríade: