Filtrar


Questões por página:
“Para a Antropologia funcionalista, a definição de cultura pode ser resumida como um todo integrado, uma síntese de instituições (jurídicas, econômicas, religiosas, et. Responsáveis pela perpetuação da dinâmica social entre seus membros.” (SILVA,2001)

Sobre o conceito de cultura na perspectiva da Antropologia Funcionalista é CORRETO afirmar:
Para Sidney Chalhoub, professor da UNICAMP e de Harvard, “a meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática. Não existe nada que justifique essa meritocracia darwinista, que é a lei da sobrevivência do mais forte e que promove constantemente a exclusão de setores da sociedade brasileira.”
(disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/06/07/meritocracia-e-um-mitoque-alimenta-desigualdades-diz-sidney-chalhoub ; acesso 14/03/23)
Sobre a questão da meritocracia e as minorias sociais é CORRETO afirmar:
“Deve-se levar em conta que toda transformação tecnológica não tem fundamentação neutra, mas obedece a interesses presentes na sociedade. Nesse sentido, a produção informacional parece estar longe de libertar os trabalhadores dos atuais padrões de exploração e dominação social.” (MACHADO et al.2017)

A partir do texto de Igor Machado é CORRETO afirmar:
“A abordagem de Weber sobre a estratificação baseou-se na análise desenvolvida por Marx, que o autor modificou e desenvolveu noutras direções. Como Marx, Weber considerava que a sociedade se caracterizava por conflitos pelo poder e pelos recursos. Porém, enquanto Marx considerava que no centro de todos os conflitos sociais se encontravam as relações entre classes polarizadas e as questões econômicas, Weber desenvolveu uma visão mais complexa e multidimensional da sociedade.” (GUIDDENS,2008)


Para Max Weber, a estratificação social
Analise as afirmativas a seguir.
I. A mobilidade social demonstra que não existe estratificação social por posição de classe no Brasil.
II. A ascensão da influência evangélica na política é um dos indícios da estratificação social por meio da religião.
III. A riqueza e a ocupação profissional são uma das principais bases da diferença entre as classes.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).