Filtrar


Questões por página:
A metodologia aplicada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos deve ser diferenciada, visto que eles não são crianças e trazem consigo uma bagagem de conhecimentos e história de vida, às vezes, pessoal e profissional. Quanto à metodologia de ensino na EJA, é CORRETO afirmar que
Esta matriz curricular do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, contempla a base comum e a parte diversificada. Imagem associada para resolução da questão
https://www.ivora.rs.gov.br/arqs/2851.pdf

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, a parte diversificada dessa matriz é contemplada pelo(s) conteúdo(s):
Para que a utilização dos recursos didáticos realmente colabore com a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem, cabe ao professor a utilização de critérios e princípios norteadores. Dessa forma, o docente precisa
I. ter em mente os objetivos propostos, na escolha do recurso didático a ser utilizado.
II. estimular a atenção dos alunos buscando a interação deles com os recursos.
III. saber que a maioria dos conteúdos curriculares não tem aplicabilidade alguma de recursos didáticos.
IV. conhecer os recursos didáticos disponíveis, bem como analisá-los e adaptá-los de acordo com a necessidade do público aprendiz.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Ao pensar ensino de ciências em uma perspectiva crítica podemos sugerir algumas estratégias para efetivar uma aprendizagem significativa. A alternativa que representa uma estratégia de ensino crítico é:
A respeito da trajetória teórica e dos paradigmas atuais no campo educacional, analise as proposições:
I. A globalização capitalista da economia e as transformações tecnológicas associadas ao advento da era da informação são movimentos que devem ser considerados para se avaliar as perspectivas da educação.
II. A educação tradicional, destinada a uma minoria, e a educação nova, que surge de forma mais clara com a obra de Rousseau, têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual.
III. Ideias universalmente difundidas entre os pensadores sobre o futuro da educação são as de que os desníveis entre países periféricos e hegemônicos foram superados com a globalização e que não há idade para se educar, pois a educação se estende pela vida.
IV. Categorias da dialética inspiradas em Hegel e Marx como “contradição”, “reprodução”, “trabalho”, permanecem vigentes para se analisar o fenômeno da educação. Além disso, junto às categorias da dialética despontam outras como “cidadania”, “transdisciplinaridade” e “sustentabilidade”.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.