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Concurso:
Prefeitura de Itaguara - MG
Disciplina:
Raciocínio Lógico
Tautologia é um conceito da lógica que se refere a uma proposição ou expressão que é sempre verdadeira, independentemente dos valores de verdade das suas partes constitutivas. Em outras palavras, uma tautologia é uma afirmação que não pode ser falsa em nenhuma circunstância.
Nesse contexto, analise as proposições que seguem:
I. (P → Q) ↔ (~P v Q)
II.~(P v Q) ↔ ~P v ~Q v P
III. (P v Q) v (R ^ S) ↔ P ^ Q ^ R ^ S
É correto afirmar que:
Nesse contexto, analise as proposições que seguem:
I. (P → Q) ↔ (~P v Q)
II.~(P v Q) ↔ ~P v ~Q v P
III. (P v Q) v (R ^ S) ↔ P ^ Q ^ R ^ S
É correto afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Itaguara - MG
Disciplina:
Raciocínio Lógico
Pedro e João são dois amigos que decidiram participar de um concurso de altura para ganhar ingressos para um evento esportivo. Durante a medição, alguns comentários sobre a altura de cada um deles foram feitos por pessoas que estavam observando. As seguintes afirmações foram registradas:
1. Pedro não é mais alto do que João.
2. João é mais baixo do que Pedro.
3. João é, pelo menos, tão alto quanto Pedro.
4. Pedro não é mais baixo do que João.
Diante dessas afirmações, o concurso quer saber quais delas são logicamente equivalentes, ou seja, quais expressam a mesma relação de altura entre Pedro e João.
Nesse contexto, assinale as afirmações que são equivalentes:
1. Pedro não é mais alto do que João.
2. João é mais baixo do que Pedro.
3. João é, pelo menos, tão alto quanto Pedro.
4. Pedro não é mais baixo do que João.
Diante dessas afirmações, o concurso quer saber quais delas são logicamente equivalentes, ou seja, quais expressam a mesma relação de altura entre Pedro e João.
Nesse contexto, assinale as afirmações que são equivalentes:
Concurso:
Prefeitura de Itaguara - MG
Disciplina:
Raciocínio Lógico
Em uma aula de Matemática, o professor João apresentou a seus alunos uma sequência numérica intrigante: 5,9,17,33,65,129. Ele desafiou os alunos a identificar o padrão de crescimento da sequência e a prever o próximo elemento.
Os alunos apresentaram suas descobertas ao professor João, confirmando que, mantendo a lógica de formação da sequência, o próximo elemento seria:
Os alunos apresentaram suas descobertas ao professor João, confirmando que, mantendo a lógica de formação da sequência, o próximo elemento seria:
Concurso:
Prefeitura de Itaguara - MG
Disciplina:
Português
Leia com atenção a afirmativa abaixo:
Rubens visava o cargo mais alto do escritório.
Assinale a alternativa que identifique a natureza do erro presente na sentença acima:
Rubens visava o cargo mais alto do escritório.
Assinale a alternativa que identifique a natureza do erro presente na sentença acima:
Concurso:
Prefeitura de Itaguara - MG
Disciplina:
Português
Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I. O professor afirmou que a leitura de Machado de Assis é essencial para entender o Realismo.
II. O autor expressou apenas uma preocupação: que a obra fosse mal interpretada pelos leitores.
III. Os críticos tinham a esperança de que a nova edição valorizasse mais os autores brasileiros.
IV. Ela insistiu em que os alunos lessem mais autores do Modernismo.
Em qual(is) das afirmativas acima há a presença de uma oração subordinada substantiva apositiva?
I. O professor afirmou que a leitura de Machado de Assis é essencial para entender o Realismo.
II. O autor expressou apenas uma preocupação: que a obra fosse mal interpretada pelos leitores.
III. Os críticos tinham a esperança de que a nova edição valorizasse mais os autores brasileiros.
IV. Ela insistiu em que os alunos lessem mais autores do Modernismo.
Em qual(is) das afirmativas acima há a presença de uma oração subordinada substantiva apositiva?