Filtrar


Questões por página:
Referente ao Decreto que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações, e dá outras providências, analise as assertivas a seguir:

I. Considera-se infração administrativa ambiental, toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.

II. O órgão ou a entidade ambiental, no exercício do seu poder de polícia ambiental, poderá aplicar sanções e medidas administrativas que podem incluir advertência, multas, demolição da obra e suspensão parcial ou total das atividades.

III. A sanção de advertência não excluirá a aplicação de outras sanções.

IV. O pagamento de multa por infração ambiental imposta pelos Estados, Municípios, Distrito Federal ou Territórios substitui a aplicação de penalidade pecuniária pelo órgão federal, em decorrência do mesmo fato, respeitados os limites estabelecidos neste Decreto.

Quais estão corretas?
Referente aos principais fatores de degradação de solos, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ajuste de carga animal e oferta de forragem são fatores com baixo impacto sobre a degradação de solos e do ambiente.

( ) O desenvolvimento de atividades industriais e/ou bioindustriais, ainda que devidamente regulamentadas, geram impacto no ambiente e, portanto, tem potencial de causar degradação do solo.

( ) Atividades agrícolas que aportam insuficiência de fertilizantes, uso de água de irrigação de baixa qualidade e uso inapropriado de máquinas agrícolas são fatores que têm impacto negativo na conservação de solos.

( ) A exploração intensiva do solo e da vegetação para fins de produção de combustíveis e biocombustíveis são agentes de degradação do solo.

( ) Desmatamento ou remoção da vegetação natural para fins de agricultura e/ou pecuária, florestas comerciais, construção de estradas e urbanização constituem fatores importantes de degradação de solos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Visualizar Questão Comentada
Referente ao descarte e ao reúso de efluentes líquidos no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, analise as assertivas a seguir:

I. Efluente líquido industrial é despejo líquido resultante de qualquer atividade produtiva, oriunda prioritariamente de áreas de transformação de matérias primas em produtos acabados.

II. Efeito de borda é o comportamento observado em ensaios de infiltração desenvolvidos em pequenas escalas em decorrência da capilaridade do solo.

III. Razão de adsorção de sódio é a razão entre os íons de sais solúveis que indica a percentagem de sódio contida no efluente, em relação ao cálcio e magnésio, que pode ser adsorvido pelo solo, sendo um critério adotado para avaliar o risco de solidificação do solo em função da concentração de sódio contida no efluente.

IV. Vazão de referência: valor de vazão que passa a representar o limite superior de utilização da água em um curso d’água.


Quais estão corretas?
De acordo com o Decreto nº 6.514/2008, são considerados serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente as ações, atividades e obras incluídas em projetos com, no mínimo, um dos seguintes objetivos:
I. Recuperação de processos ecológicos e de serviços ecossistêmicos essenciais. II. Implantação, gestão, monitoramento e proteção de unidades de conservação. III. Promoção da regularização fundiária de unidades de conservação.

Quais estão corretos?
Para o desenvolvimento da RAD, faz-se necessário o entendimento e a aplicação de conhecimento não somente da área em questão, mas de elementos técnicos inerentes à área. Referente a aplicações do conhecimento da física do solo em RAD, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pode ser utilizado para verificar o momento adequado para o preparo do solo, em função do teor de água, evitando a degradação da estrutura.

( ) Métrica como espessura dos horizontes A ou A+B tem pouca relevância quando se trata de prevenção de degradação, uma vez que esse dado apresenta pouca ou nenhuma relação com as perdas potenciais suportadas pelos solos.

( ) A presença de selo ou crosta superficial é um parâmetro físico relevante no entendimento dos processos de degradação, especialmente porque, para um mesmo volume de precipitação e mesma cobertura vegetal, quanto maior o teor de argila de um solo, maior é a formação de selo e, por consequência, da resistência da crosta.

( ) Sinônimos do processo de degradação, a compactação e o adensamento têm o mesmo conceito e, por esse motivo acrescido da estabilidade de sua leitura no tempo, têm sido indicadores consistentes de degradação de solos.

( ) A detecção precoce da erosão laminar pode prevenir o avanço do processo.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: