Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Código de Ética, Orientação e Disciplina do Musicoterapeuta, no Capítulo 2 - Das Responsabilidades, numere a coluna 2, identificando as características pertencentes às categorias da coluna 1.


Coluna 1 Responsabilidades

1. Responsabilidade para com a Comunidade
2. Responsabilidade para com as Instituições Empregadoras
3. Responsabilidade para com o cliente/ paciente/usuário atendido
4. Responsabilidade das relações com outros musicoterapeutas e profissionais das demais categorias
5. Responsabilidade para com o sigilo profissional

Coluna 2 Características

( ) O musicoterapeuta, atuando em equipe multiprofissional, resguardará o caráter confidencial de suas comunicações, assinalando a responsabilidade de quem as recebe de preservar o sigilo.
( ) O musicoterapeuta não deve aceitar para si salários que não sejam fixados com dignidade, a fim de que representem justa retribuição pelos serviços prestados.
( ) O musicoterapeuta deve aumentar a consciência pública acerca da Musicoterapia e representar fielmente a profissão.
( ) A utilização dos meios eletrônicos de registro audiovisual obedecerá às normas do Código de Ética, devendo o atendido, pessoas ou grupo, desde o início, ser informado e autorizar por escrito sua utilização e forma de arquivamento das informações obtidas.
( ) Evitar atender indivíduos de seu círculo familiar ou com os quais mantenha vínculo pessoal ou outras relações que possam interferir prejudicialmente no processo.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Para Bruscia (2000), a Musicoterapia é um processo terapêutico que acontece através de experiências musicais e das relações que se dão através destas experiências musicais. Envolvidos neste processo encontramos a música, o terapeuta e o paciente formando um tripé fundamental para que ocorra o processo terapêutico. A terapia funciona como um processo de mudanças para o paciente, em que ora a música, ora o terapeuta atuam como agentes de mudanças a caminho de seu bem-estar. Para que estes processos aconteçam é necessária alguma intervenção e a utilização de técnicas por parte do terapeuta.

Numere a coluna 2, identificando as características pertencentes às categorias da coluna 1.

Coluna 1 Técnica

1. Músico-verbal
2. Improvisação
3. Escuta
4. Composição

Coluna 2 Características

( ) Utiliza canções (música e letra) como meio de expressão de sentimentos e emoções para promover mudanças e crescimento interno. Esta técnica facilita o enfraquecimento das defesas neuróticas do paciente, permitindo a livre expressão de certas experiências internas através da linguagem simbólica da canção.
( ) Pode envolver ritmos, melodias, harmonias, movimentos corporais e letras de música também. É interessante notar que a música dá apoio e também provoca o movimento livre e criativo, facilitando, assim, a expressão de experiências internas.
( ) Vem usualmente acompanhada por outras atividades tais como: tocar instrumentos e/ou dançar. Algumas vezes os pacientes expressam sentimentos, imagens, associações ou reações que são evocadas pela música.
( ) A utilização desta técnica requer um bom conhecimento musical por parte do musicoterapeuta pois exige a criação da estrutura de uma música e a utilização de arranjos e estilização para dar identidade à peça.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Interdisciplinaridade implica, então, na interação de campos de conhecimento com a ampliação, relativização de limites e não na descaracterização dos mesmos (FREIRE,2010). De maneira geral, no que se refere ao campo da musicoterapia, as questões que suscitam a teorização em pesquisas e reflexões são provenientes da prática. Ruud (2017), ao escrever sobre o futuro teórico da musicoterapia, reafirmou a diversidade conceitual como uma característica marcante da nossa área devido ao hibridismo que habitamos.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Segundo Martha Negreiros (2023), “a música, núcleo do setting musicoterápico, centro de toda experiência musicoterápica, ferramenta do nosso labor, é plural, como nossa clínica é plural”. Essa pluralidade pode ser entendida, a partir das ideias de Camargo Jr. (2013), como uma característica da construção teórica musicoterapêutica. Existem disciplinas que estruturam seus fundamentos norteadores em conceitos tidos como universais.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.

1. A biologia postula que o código genético é universal, pois em todos os organismos existentes, ele funciona da mesma maneira, quer seja em bactérias, vegetais ou animais.
2. A sociologia considera categorias universais aquelas que abrangem a vida social e cultural de indivíduos de uma determinada sociedade.
3. A noção de “universal” foi formulada na antiguidade por Sócrates com referência a um conjunto de elementos com diversas características, ou seja, uma categoria, espécie ou tipo.
4. Há discussão entre correntes filosóficas a respeito da existência ou não de universais, porém todas concordam que o pensamento humano se organiza em termos de propriedades universais.
5. A pluralidade leva a uma diversidade de interpretações que traduzem um mesmo fato e se distancia de explicações lineares. Logo, a musicoterapia não precisa considerar a construção de um pensamento compartilhado a respeito de objetos comuns ao campo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
As dimensões do Brasil são responsáveis pelo fato de a musicoterapia ter aparecido simultaneamente em diferentes regiões do país. Numa perspectiva histórica, a Musicoterapia começou a se desenvolver no Brasil inicialmente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e no Rio de Janeiro. As primeiras medidas oficiais sobre a especialidade da Musicoterapia aconteceram com a fundação em 1968 de duas associações de Musicoterapia: Associação Brasileira de Musicoterapia e a Associação Sul Brasileira de Musicoterapia, onde agregavam membros de diferentes áreas que utilizavam a música em seus trabalhos com objetivos terapêuticos.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao tema.

( ) Rio de Janeiro – anos 50. O Hospital Pinel do Rio de Janeiro, uma instituição psiquiátrica, oferece musicoterapia para seus pacientes. Estas atividades eram coordenadas pelo Dr. Jacques Nirenberg, um psiquiatra e músico, que mais tarde foi um dos presidentes da então Associação Brasileira de Musicoterapia.
( ) Em 1952, quatro anos após a criação da Associação Brasileira de Musicoterapia, um curso de musicoterapia foi fundado no Conservatório Brasileiro de Copacabana, no Rio de Janeiro, por vários professores de música. Este esforço também foi liderado por médicos psiquiatras que atuavam com deficientes intelectuais na Sociedade Pestalozzi do Brasil.
( ) Paraná - a Musicoterapia no Paraná começou com o trabalho da Professora Clotilde Espínola Leinig. Em 1952, ela começou uma busca por literatura profissional sobre o tópico através de contato com instituições que utilizavam musicoterapia de uma forma sistemática. Em 1969 foi criado um Curso de Especialização em Musicoterapia na Faculdade de Educação do Estado do Paraná.
( ) Rio Grande do Sul - anos 60. O trabalho com musicoterapia teve início no Hospital Psiquiátrico São Pedro com a Dra. Di Pâncaro e, também, em escolas especiais para deficientes intelectuais. Muitas pessoas contribuíram para o desenvolvimento da musicoterapia no Estado, particularmente psicólogos e assistentes sociais do serviço público estadual.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.