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Na atualidade, a economia brasileira funciona sob o regime de câmbio flutuante e com elevada mobilidade (embora imperfeita) de capitais. Admita, então, que sejam válidas as hipóteses inerentes ao modelo de Mundell-Fleming (modelo IS-LM-BP) e que a economia se encontre em uma situação de equilíbrio inicial. Considere, adicionalmente, que o governo brasileiro adote uma política fiscal bastante expansionista, caracterizada pelo incremento de investimentos públicos.
De acordo com o modelo de Mundell-Fleming, os efeitos finais, decorrentes da referida política fiscal expansionista, sobre a taxa de juros, a taxa de câmbio Real/Dólar (R$/ US$) e a renda agregada no país, comparativamente à situação prevalecente no equilíbrio inicial, serão, respectivamente, os seguintes:
Desde o final da década de 1980, o Comitê de Basileia para Supervisão Bancária realizou diversos Acordos (Basileia I, II e III) envolvendo Bancos Centrais e instituições supervisoras do sistema financeiro, com recomendações para reforçar a regulação, a supervisão e as melhores práticas bancárias, visando à promoção da estabilidade do sistema financeiro global. Um pilar comum aos Acordos de Basileia já firmados é a recomendação de exigências mínimas de capital por parte das instituições financeiras.
De acordo com Basileia III, as exigências de capital requeridas por cada instituição financeira devem aumentar na proporção direta do
Das diversas competências das Agências de Crédito à Exportação, no Brasil, NÃO compete a elas a seguinte função:
A Tabela seguinte registra os índices de Grubel-Lloyd (IGL) para países selecionados. O referido índice mensura a relevância do comércio intraindustrial no fluxo de comércio total efetivado por cada país na economia global. Se o país detiver IGL acima de 0,5, significa que a maior parte de seu fluxo de comércio exterior é do tipo intraindustrial, ao passo que se detiver IGL inferior a 0,5, significa que a maior parte de seu fluxo de comércio exterior é determinado por vantagens comparativas.
HELPMAN, E. Understanding Global Trade. Cambridge, Massachusetts, The Belknap Press of Harvard University Press,2011. p.70. Adaptado.
De acordo com as novas teorias de comércio internacional, a maior parcela de comércio intra industrial no fluxo total de comércio exterior de países como França, República Tcheca, Canadá e México é explicada pela
Nas últimas décadas, a maioria dos Bancos Centrais abandonou a execução da política monetária de forma discricionária e passou a manejá-la através de regras estritas de fixação da taxa de juros nominal básica de curto prazo (denominada policy rate). A equação seguinte expressa a regra de Taylor, a mais conhecida regra de política monetária, utilizada por diversos Bancos Centrais que perseguem metas de inflação, explícitas ou implícitas, na atualidade:
em que
i é a taxa de juros nominal básica de curto prazo, fixada pelo Banco Central;
r* é a taxa de juros real neutra;
π é a taxa de inflação efetivamente observada;
π* é a meta de inflação;
Y é o PIB real efetivo;
Y* é o PIB real potencial (de pleno-emprego);
α e β são os pesos concedidos pela autoridade monetária aos objetivos de alcançar a meta de inflação e de atingir o pleno-emprego, respectivamente;
e os subscritos t são o período de tempo (anual).
Considere um Banco Central que maneje a política monetária, de acordo, estritamente, com a regra de Taylor, conferindo pesos iguais aos objetivos de manter a estabilidade de preços e de atingir o pleno-emprego, ou seja, α e β = 0,5. Admita, adicionalmente, que, ao decidir fixar a taxa de juros nominal básica de curto prazo i, o Conselho de Política Monetária (Copom) desse Banco Central baseie-se nos seguintes indicadores:
r* = 4%
πt = 6% a.a.
π* = 3% a.a.
Na hipótese de que o hiato do produto seja igual a zero e o Banco Central se oriente pela regra de Taylor, o Copom deverá fixar a taxa nominal básica de juros de curto prazo i, de tal sorte que essa mesma taxa, em termos reais (isto é, a taxa de juros real básica de curto prazo, ex post), seja