Filtrar


Questões por página:
Em uma determinada região, constatou-se que

• 25% das pessoas não praticam atividade física.
• 25% das pessoas são do sexo feminino e praticam atividade física.
• 15% das pessoas que não praticam atividade física são do sexo masculino.

Seleciona-se aleatoriamente uma pessoa dessa população.

A probabilidade de que seja do sexo masculino ou que não pratique exercício físico é de
O gerente de marketing de uma transportadora, após receber algumas reclamações, contratou um consultor externo. Depois de visitar todas as unidades da empresa no país, o consultor apontou em seu relatório que os veículos estão em bom estado de conservação, assim como as instalações físicas da transportadora de maneira geral. O treinamento dos funcionários da transportadora parece correto, os prazos de entrega são atendidos com precisão e, raramente, o serviço não é completado na primeira vez. O atendimento ao cliente é rápido e cordial, e os funcionários parecem inspirar confiança nos clientes. Há um relatório dos percursos e prazos de entrega realizados nos últimos meses, e as informações a respeito das encomendas despachadas podem ser acessadas pelos clientes. Entretanto, a intensa atividade da companhia parece ser incompatível com eventuais necessidades especiais de clientes. Clientes que apresentaram algum tipo de necessidade específica foram tratados da mesma forma que todos os outros, ou lhes foi sugerido que procurassem outra transportadora.

Com base no modelo SERVQUAL, a deficiência da transportadora identificada pelo consultor está relacionada ao fator
Um estádio olímpico possui 4 acessos: norte, sul, leste e oeste. Quatro delegações se dirigem aleatoriamente ao estádio.

Qual é a probabilidade de cada uma se dirigir a um acesso diferente das demais?
A empresa estava pronta para lançar seu novo lubrificante e precisava fazer um teste de mercado com resultados rápidos. Dessa forma, ofereceu gratuitamente seu produto a determinados consumidores e, no intervalo de dez dias, ofereceu-lhes o mesmo produto a um preço menor que o normal. Essa oferta se repetiu por mais três vezes para que os gerentes observassem as escolhas e os níveis de satisfação dos clientes.

Esse método de teste de produtos de consumo no mercado é classificado como pesquisa de
Analistas apontam o rápido crescimento das vendas de óleo no país e a maior concorrência nesse setor. Os custos das empresas para obterem clientes são médios, e os lucros são crescentes, de forma que é possível afirmar que o ciclo de vida desse produto se encontra no estágio de crescimento.

Nesse momento, os gerentes de marketing devem adotar como estratégia preços