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O uso formal da língua exige o respeito às normas de concordância verbo‐nominal. Considerando esse aspecto, analise os trechos a seguir e os respectivos comentários.
I. “Hoje, com o Mercosul, são comuns jogos de futebol contra a Argentina, o Uruguai, o Chile, o espanhol está em alta." (2º§) – O verbo destacado deve ficar no plural para concordar com o núcleo do sujeito “jogos". II. “(...) as relações pessoais com o resto do mundo serão feitas no idioma de Cervantes, de Carlos Gardel e, claro, na língua do Clinton..." (2º§) – A concordância do verbo destacado não é considerada correta pela norma‐padrão, pois o núcleo do sujeito está no singular. III. “É a razão por que em qualquer esquina da cidade surgem placas de cursos de língua." (4º§) ̶Também seria gramaticalmente correto dizer: “É a razão por que em qualquer esquina da cidade surge placas de cursos de língua." ̶A concordância verbo‐nominal seria, no caso, com o termo “esquina". IV. “As pessoas ainda têm muito o que aprender com Tucídides, com o general Brásidas, com o cerco de Esfactéria, com a Guerra do Peloponeso..." (28º§) – A concordância está conforme a norma‐padrão. O núcleo do sujeito (“pessoas") De acordo com o ponto de vista da correção gramatical, estão corretos apenas os trechos
I. “Hoje, com o Mercosul, são comuns jogos de futebol contra a Argentina, o Uruguai, o Chile, o espanhol está em alta." (2º§) – O verbo destacado deve ficar no plural para concordar com o núcleo do sujeito “jogos". II. “(...) as relações pessoais com o resto do mundo serão feitas no idioma de Cervantes, de Carlos Gardel e, claro, na língua do Clinton..." (2º§) – A concordância do verbo destacado não é considerada correta pela norma‐padrão, pois o núcleo do sujeito está no singular. III. “É a razão por que em qualquer esquina da cidade surgem placas de cursos de língua." (4º§) ̶Também seria gramaticalmente correto dizer: “É a razão por que em qualquer esquina da cidade surge placas de cursos de língua." ̶A concordância verbo‐nominal seria, no caso, com o termo “esquina". IV. “As pessoas ainda têm muito o que aprender com Tucídides, com o general Brásidas, com o cerco de Esfactéria, com a Guerra do Peloponeso..." (28º§) – A concordância está conforme a norma‐padrão. O núcleo do sujeito (“pessoas") De acordo com o ponto de vista da correção gramatical, estão corretos apenas os trechos
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O amigo do protagonista lhe sugere abrir um curso de grego e, para o convencer, recorre ao discurso argumentativo. Ele elenca argumentos
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O desfecho da narrativa é inesperado, porque o protagonista
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No texto, o elemento que gera a história narrada é
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Sobre o narrador desse texto, analise as afirmativas.
I. O narrador conhece os pensamentos e sentimentos do protagonista da história.
II. As intenções e os sentimentos do protagonista não são comentados pelo narrador.
III. O narrador é um personagem secundário. Ele observa de dentro os acontecimentos, ou seja, viveu os fatos narrados.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I. O narrador conhece os pensamentos e sentimentos do protagonista da história.
II. As intenções e os sentimentos do protagonista não são comentados pelo narrador.
III. O narrador é um personagem secundário. Ele observa de dentro os acontecimentos, ou seja, viveu os fatos narrados.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)