Filtrar


Questões por página:
O estudo de David Harvey (1993) acerca das expressões das tendências constitutivas do modo de produção no capitalismo contemporâneo é repleto de indicações sobre a potencialização da constituição de uma superpopulação relativa sobrante, com o que ganha destaque o debate sobre o desemprego estrutural, da precarização e flexibilização das relações de trabalho, o que inclui o impacto sobre os direitos. A lei do valor não trata apenas da produção de mercadorias na sua dimensão econômica. Se o processo de produção articula a valorização do capital ao processo de trabalho, ou seja, se o trabalho é o elemento decisivo que transfere e cria valor, então tal processo reúne referências em que a política e a luta de classes são elementos internos à lei do valor e à compreensão da questão social e de suas expressões. Analise as alternativas em relação ao processo de produção e aos elementos aos quais este se refere, segundo contexto supracitado.

I. Produção e reprodução de indivíduos.
II. Produção e reprodução de classes sociais.
III. Produção e reprodução dos princípios socialistas de produção.
IV. Produção e reprodução de relações sociais.

Estão corretas apenas as alternativas
O compromisso ético, político e profissional dos assistentes sociais brasileiros, do Conselho Federal de Serviço Social e dos Conselhos Regionais de Serviço Social, na luta pela assistência social não está pautado na defesa de interesses específicos de uma profissão ou de um segmento. Assinale a alternativa que descreve INCORRETAMENTE um dos princípios fundamentais que estruturam o Código de Ética dos Assistentes Sociais brasileiros, que orientam e imprimem direção à intervenção do CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) e que devem fundamentar a intervenção dos assistentes sociais na política de assistência social.
O Estado tem transferido esta tarefa de provedor dos direitos sociais para o mercado e para a solidariedade do “terceiro setor”. A questão social, enquanto expressão máxima da contradição capital/trabalho e da histórica desigualdade entre as classes, tem sido ampliada e potencializada pelo atual quadro de reestruturação do capitalismo contemporâneo. Analise as alternativas em relação aos elementos que se observa no contexto atual de enfrentamento da questão social.

I. Regressão de direitos.
II. Avanço nas políticas voltadas à justiça social.
III. Assistencialização das políticas sociais.
IV. Maior investimento do Estado em políticas de proteção social.

Estão corretas apenas as alternativas
As diretrizes curriculares aprovadas para o curso de Serviço Social orientaram-se para o distanciamento dos aportes básicos de caráter conservador. Inúmeros desafios são postos. Mais do que nunca é vital, no debate teórico-metodo- lógico e ético-político no âmbito da profissão, assegurar a análise sob a perspectiva da totalidade, com apropriação dos fundamentos ontológicos-históricos, para apreender o processo histórico real. A participação, juntamente com outros sujeitos profissionais e sujeitos coletivos os mais diversos na construção dos instrumentos de luta, possibilitarão, em cada situação concreta, jogar força para ir além dos interesses do capital. Indique a alternativa que descreve corretamente a perspectiva do curso de Serviço Social, de acordo com as diretrizes curriculares supracitadas.
Os anos 80 e 90 foram anos adversos para as políticas sociais e se constituíram em terrenos particularmente férteis para o avanço da regressão neoliberal que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social. Nestes anos, as políticas sociais foram objetos de um processo de reordenamento, subordinado às políticas de estabilização da economia. Indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos aspectos pertencentes à opção neoliberal na área social, de acordo com o contexto supracitado.