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Rosita Edler Carvalho, ao analisar o processo histórico de exclusão, destaca a importância de compreender a natureza dos vínculos sociais para a construção de uma sociedade e uma escola verdadeiramente inclusivas. A autora recorre a Durkheim para diferenciar a solidariedade mecânica da solidariedade orgânica. A respeito desses conceitos, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A solidariedade mecânica expressa-se de forma natural, por simples proximidade física entre os indivíduos, mas não garante a integração efetiva, podendo manter os grupos incluídos em uma condição de "estrangeiros" dentro do coletivo.

(__)A solidariedade orgânica ocorre quando os indivíduos desenvolvem uma consciência coletiva, percebendo que precisam participar e cooperar para o funcionamento do todo, estabelecendo relações de reciprocidade e interdependência.

(__)A simples inserção de um aluno com deficiência em uma classe comum, garantindo apenas sua presença física, é um exemplo de solidariedade orgânica, pois a convivência, por si só, promove a integração.

(__)Um sistema educacional inclusivo deve ter como meta a superação da solidariedade mecânica em favor da construção de laços de solidariedade orgânica, nos quais as diferenças são reconhecidas como parte da constituição do grupo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Para Paulo Freire, a transição de uma "sociedade fechada" para uma "sociedade aberta" exige a superação de uma "consciência intransitiva" em favor de uma "consciência crítica". A respeito desses estados da consciência, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A consciência intransitiva, característica do homem "imerso" na realidade, caracteriza-se pela incapacidade de captar problemas além de sua esfera vital e pela tendência a explicações mágicas e fatalistas para os fenômenos.

(__)A consciência transitiva ingênua, própria do homem que "emerge" no processo histórico, já amplia seu poder de captação, mas ainda interpreta os problemas de forma simplista, com forte teor emocional e com fragilidade na argumentação.

(__)A consciência crítica só pode ser alcançada espontaneamente, como resultado automático do desenvolvimento econômico e da urbanização, sem a necessidade de uma ação educativa intencional.

(__)Uma educação libertadora tem como tarefa fundamental colaborar para a passagem da consciência transitiva ingênua à consciência transitiva crítica, por meio do diálogo e da problematização da realidade existencial dos educandos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ao introduzirem os Temas Transversais, propõem uma mudança na forma como a escola lida com as questões sociais. A respeito da avaliação da aprendizagem no âmbito dos Temas Transversais, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A avaliação dos conteúdos atitudinais, centrais nos Temas Transversais, deve ser classificatória, por meio de notas que julguem o caráter e o comportamento do aluno, identificando os "bons" e os "maus" alunos.

(__)A avaliação dos temas transversais deve observar as atitudes dos alunos nas interações cotidianas, em situações de debate e na resolução de conflitos, sendo um processo contínuo de acompanhamento e não um momento pontual de prova.

(__)Os instrumentos para avaliar a aprendizagem dos Temas Transversais devem ser diversificados, incluindo a observação, o registro de falas e atitudes, a análise de trabalhos em grupo, a autoavaliação e a resolução de dilemas morais.

(__)A avaliação dos conteúdos atitudinais deve ser uma oportunidade de reflexão para o grupo e para o indivíduo sobre seus valores e posturas, e também para o professor, que deve analisar em que medida sua prática tem favorecido a construção de atitudes éticas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Paulo Freire, ao fundamentar sua proposta pedagógica, estabelece uma distinção radical entre uma educação para a "domesticação" e uma educação para a liberdade. Analise as afirmativas a seguir sobre os princípios que caracterizam a educação como prática da liberdade:

I.A educação deve ser um ato dialógico, uma relação horizontal em que educador e educando se posicionam como sujeitos no processo de desvelamento crítico da realidade, superando a relação vertical do "antidiálogo", que faz comunicados em vez de comunicar.

II.O conteúdo programático da educação não pode ser uma doação ou uma imposição, mas deve emergir do universo vocabular e das situações existenciais dos educandos, para que o ato de aprender a ler e escrever seja, simultaneamente, um ato de ler o mundo e a si mesmos.

III.A finalidade da educação libertadora é levar o educando a uma postura de acomodação e ajustamento à realidade, aceitando as prescrições das elites como verdades inquestionáveis para garantir a ordem social.


Está correto o que se afirma em:
A cartilha de Ana Rita de Paula e Carmen Martini Costa, ao discutir o processo de reabilitação para pessoas com deficiência, busca desmistificar a ideia de "cura". Analise as afirmativas a seguir sobre a concepção de reabilitação apresentada no documento:

I.A reabilitação é um processo que deve acompanhar a pessoa por toda a vida, consistindo em uma sequência interminável de terapias que visam a eliminar a deficiência e a tornar a pessoa "normal".

II.O processo de reabilitação deve ter objetivos claros e definidos em cada momento da vida, e, uma vez alcançados, o processo deve ser concluído, evitando-se que a vida da pessoa se resuma a uma sucessão de tratamentos.

III.A reabilitação busca auxiliar a pessoa a encontrar formas alternativas de lidar com as situações cotidianas e a construir um plano de vida, descobrindo suas possibilidades e respeitando seus limites, em vez de focar apenas na recuperação de funções motoras ou sensoriais.


Está correto o que se afirma em: