Filtrar


Questões por página:

Em um sistema de esgotamento sanitário, um coletor transporta esgoto com vazão média de 80 L/s e concentração de DBO5 de 250 mg/L. No entanto, devido a infiltrações e despejos irregulares, a vazão no trecho final do coletor aumenta para 120 L/s, enquanto a concentração de DBO5 cai para 180 mg/L.


Considerando a conservação de massa e desprezando processos de degradação ao longo do trecho, a carga adicional (kg DBO5 /dia) que entra no sistema é:

Visualizar Questão Comentada

Os testes de hipótese são ferramentas estatísticas fundamentais para a tomada de decisão em diversas áreas do conhecimento. Eles permitem avaliar se os resultados observados em uma amostra são suficientemente fortes para rejeitar uma suposição inicial, chamada de hipótese nula, em favor de uma hipótese alternativa.


Sobre esse tema, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) O teste de hipótese gera um p‑valor, que permite tirar uma conclusão: se p‑valor < α, rejeita-se H0, e se p‑valor ≥ α, não rejeita-se H0 .


( ) Hipótese nula (H0) estabelece a ausência de diferença entre os parâmetros analisados e é sempre a primeira a ser formulada.


( ) O erro de afirmar que existe uma diferença quando ela efetivamente não existe (rejeitar incorretamente a hipótese nula) é chamado de erro do tipo II e tem uma probabilidade de ocorrer igual a α.


Assinale a sequência correta.

Visualizar Questão Comentada

A Portaria GM/MS nº 888/2021 dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.


Conforme essa portaria, é fundamental manter uma avaliação sistemática do sistema de abastecimento de água para consumo humano, sob a perspectiva dos riscos à saúde, com base nos seguintes critérios:

A Resolução CONAMA nº 498/2020 define critérios e procedimentos para produção e aplicação de biossólido em solos, e dá outras providências. Ademais, essa resolução determina a frequência de monitoramento de biossólido a ser destinado para uso em solos.


Qual deve ser a frequência correta de monitoramento do biossólido destinado ao uso em solos quando a quantidade anual de sólidos totais (ST) é 1.000 toneladas?

A disposição de efluentes no solo pode ser considerada tanto um processo de disposição final quanto uma etapa do tratamento de esgoto. Um dos tipos mais comuns, caracterizado pela geração de efluente final, aplicação intermitente, declividade entre 2% e 8% e distribuição por aspersão, tubos janelados ou bacias de distribuição com sulcos, é denominado: