Filtrar


Questões por página:
A Educação Física (EF), componente curricular obrigatório da educação básica, trabalha com um conhecimento específico dentro da escola: a cultura corporal de movimento, a qual engloba esportes, ginásticas, lutas, jogos e brincadeiras, atividades rítmicas e expressivas. Aulas de EF são, portanto, um espaço de aprendizado desses conhecimentos, os quais também podem ser vivenciados em outros espaços educativos, dentro da própria escola ou em clubes, praças, escolas de esporte, academias de ginástica, entre outros. Uma dimensão importante, embora não exclusiva, do aprendizado desses conhecimentos diz respeito:
Embora predominantemente interessado em explicar a origem do conhecimento, evidenciando uma inclinação mais epistemológica do que propriamente psicológica ou pedagógica, Piaget não deixa de discutir, em alguns de seus textos, o papel da educação na formação de personalidades moral e intelectualmente autônomas. Segundo o autor, esta finalidade só seria alcançada com
Os meios de comunicação de massa são importantes mediadores culturais dos fenômenos sociais tanto pela sua onipresença no cotidiano das pessoas como pela sua hegemonia na produção e emissão de discursos. Para o esporte isso não é diferente: a mídia de massa é um dos principais promotores da mediação que ajuda a formar os modos de se compreender, atribuir significados e criar símbolos acerca do fenômeno esportivo. Ou seja, a mídia contribui para a formação de uma cultura esportiva, sobretudo por meio do processo de
O problema do potencial formativo da ludicidade humana adquire maior visibilidade na atualidade à medida que, nas últimas décadas, constata-se o crescimento do interesse da filosofia e da ciência pelo jogo e é reconhecida – de diferentes maneiras - a sua importância em contextos educacionais. No que se refere mais propriamente ao último ponto, é notável que:
A proficiência em habilidades motoras fundamentais proporciona maior independência na exploração do meio em que ela vive, na autonomia sobre a busca de experiências e estímulos conforme o interesse da criança. Crianças já podem demonstrar proficiência em habilidades motoras fundamentais (por exemplo, saltar horizontalmente ou quicar uma bola) e progressos quanto às habilidades motoras finas (por exemplo, recortar uma figura). Em média, com qual idade tal proficiência é visível?