Questões de Concurso
Filtrar
3.048 Questões de concurso encontradas
Página 245 de 610
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Não definido
O processo de reestruturação produtiva impacta as políticas de recursos humanos nas empresas, no Brasil, principalmente a partir dos anos de 1990, em alguns aspectos. Acerca desses aspectos, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Não definido
Com a crise estrutural do capital instaurada na década de 1970, os países capitalistas seguiram as orientações do Banco Mundial e instituíram contrarreformas no âmbito do Estado social. Estas orientações do Banco Mundial foram incorporadas com maior ou menor intensidade pelos países capitalistas, sob três direções essenciais, EXCETO:
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Serviço Social
Sobre as concepções e a atenção à saúde do trabalhador no Brasil é INCORRETO afirmar que:
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Serviço Social
A questão da relação entre teoria e prática é parte da agenda de debates dos assistentes sociais no Brasil. Sobre esta relação, segundo a direção estratégica do projeto-ético-político profissional, analise as afirmativas a seguir.
I. A instância de verificação da teoria é a prática social e histórica.
II. A teoria é a construção de enunciados discursivos sobre os quais a comunidade científica pode ou não estabelecer consensos intersubjetivos.
III. A teoria é um modelo peculiar de conhecimento. O conhecimento teórico é o conhecimento do objeto tal como ele é em si mesmo, na sua existência real e efetiva, independentemente das aspirações e das representações do pesquisador.
IV. A teoria se reduz ao exame das formas dadas de um objeto, com o pesquisador descrevendo-o detalhadamente e construindo modelos explicativos para dar conta – à base de hipóteses que apontam para relações de causa/efeito – de seu movimento visível.
Estão corretas apenas as afirmativas
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Serviço Social
No período de meados da década de 1960 a década de 1980 destacam-se, no Serviço Social brasileiro, as seguintes perspectivas teórico-metodológicas e ideo-polítcas, EXCETO: